P1040953Assembleia Geral da UCESM em Tirana (Albânia) de 23 a 27 de março de 2015

«Religiosos e Religiosas da Europa: Testemunhas e Artífices de Comunhão»


As numerosas congregações masculinas e femininas, organizadas em Conferências nacionais, cujos presidentes e secretários se reúnem todos os dois anos sob a égide da UCESM (União das Conferências Europeias dos Superiores Maiores) para discutir assuntos comuns a nível europeu, tiveram Assembleia Geral. Esta reunião tem lugar, de forma alternada, num país do Leste e do Oeste da Europa.

No mês de março de 2015, no decurso do Ano da Vida Consagrada, os delegados reuniram-se em Tirana, na Albânia. Originalmente, a XVI Assembleia Geral deveria ter acontecido em 2014 na Ucrânia, mas os acontecimentos políticos impediram a sua realização. As circunstâncias e as consequências deste conflito puderam ser melhor compreendidas na apresentação no plenário, feita pela delegação deste país martirizado pela guerra.

Cada Conferência teve oportunidade de apresentar brevemente a sua própria situação nacional, descrevendo a cooperação com os bispos, os desafios e problemas a enfrentar em matéria de vocações e ministérios.

O primeiro dia de trabalho foi marcado pelas duas conferências do Padre Marco Rupnik, sj, diretor do Centro Aletti, em Roma. Artista reconhecido, o Padre Marco utilizou imagens da história litúrgica e teológica para incitar os participantes a imaginar novas formas de incarnar, na Igreja, uma vida religiosa que dê um testemunho autêntico. É importante contrariar o individualismo – e mesmo o narcisismo – dominante testemunhando uma vida comunitária, como corpo. Os religiosos constituem um corpo comum onde o testemunho da ressurreição, no tempo presente, deve ser vivido como experiência de um autêntico dom de Deus na sua revelação e na descoberta de um ‘outro’ mais profundo.

A Assembleia Geral teve lugar na Universidade «Nossa Senhora do Bom Conselho» que recebeu recentemente o Papa Francisco na sua visita à Albânia. No seu discurso, o papa apelou de forma premente à promoção de ‘um clima de respeito e de confiança mútuos entre católicos, ortodoxos e muçulmanos’.

No decurso do segundo dia, os membros da Assembleia foram recebidos pelo Primeiro-Ministro da Albânia assim como pela Ministra da Cultura e o Ministro dos Assuntos Sociais. Todos eles realçaram com gratidão o trabalho dos religiosos ao longo da história do país. Este encontro teve lugar no Museu Nacional, onde os delegados foram também convidados a percorrer as etapas históricas da vida da Albânia que terminam com uma exposição plena de esperança sobre a Madre Teresa de Calcutá.

Estas informações históricas e políticas foram muito uteis para introduzir a mesa redonda inter-religiosa. O Dr. Atakhan Derelioglu da Universidade Bender mostrou o empenho no diálogo entre as tradições abraâmicas, partindo de citações do Corão e da tradição do profeta (hadith). O desafio é de chegar a uma palavra comum. O Arquimandrita ortodoxo Kozma Sovjani sublinhou a forma tipicamente albanesa do viver em comum entre muçulmano, cristãos ortodoxos e católicos. No decurso da visita ao museu, os delegados já se haviam apercebido do martírio sofrido por estes grupos religiosos durante a ditadura comunista. O bispo católico George Frendo apelou a dar mais um passo no diálogo inter-religioso: chegar a ultrapassar a harmonia existente para chegar a ações comuns. Na discussão que se seguiu, os participantes pediram que se tenham em conta e de modo sério, as feridas, as dores, os prejuízos e os receios que marcam a nossa realidade atual europeia. Um membro da comunidade de Santo Egídio lançou um apelo a aprender, da experiência de Assis, que a paz é possível e a começar a escrever uma nova página no diálogo inter-religioso.

P1050108Depois de um dia consagrado às sessões de trabalho de plenário, os delegados passaram um dia com os religiosos da Albânia, no norte do país, em Scutari (Shkoder), em marcha pelos «passos dos mártires da ditadura». Foi bom tomar conhecimento e aprofundar as relações com aqueles que vivem a vida religiosa na Albânia.

Os delegados agradeceram à Conferência Episcopal da Albânia pela sua presença e o seu interesse. O mesmo se diga em relação aos representantes da Congregação romana para os religiosos (CIVCSVA), do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), da União dos Superiores Gerais (USG) e da União das Superioras Gerais (UISG). Apresentação do relatório europeu dos religiosos contra o tráfico de pessoas (RENATE) foi um contributo muito importante.

P1050095A sessão terminou com uma mensagem da Conferência dos Religiosos da Ucrânia: «Nestes tempos tão difíceis para a Ucrânia, nós, religiosos, somos chamados a uma solidariedade mais profunda não somente com a população, mas também entre os religiosos. Os religiosos apoiam os soldados e suas famílias, ocupam-se dos refugiados que chegam do Leste; a sua presença nos hospitais é também importante assim como a sua presença nas capelanias militares. Os religiosos da Ucrânia desejam ser sinal de um deus que tem face humana e que ama cada ser humano. Rezemos pela Ucrânia e vos pedimos a vossa união na nossa oração. Ámen»

27 de março de 2015