Iniciou-se, na tarde do dia 7 de abril, o roteiro de visitas que D. Ilídio Leandro fará aos Institutos e Ordens Religiosas com Casa na Diocese de Viseu, ao longo deste Ano da Vida Consagrada. O périplo teve início às 16:00 horas, no Instituto Jesus-Maria-José, fundado pela Beata Madre Rita Amada de Jesus, nascida em Casalmendinho (Ribafeita).

Acolhido pela Provincial e pela Superiora do Instituto, D. Ilídio iniciou a visita contactando com as crianças e Educadoras do Jardim de Infância e do Berçário, frequentados por mais de centena e meia de crianças. Seguiu-se um momento festivo de acolhimento, por parte das crianças, que cantaram algumas canções e o Hino da Madre Rita, entregando lembranças ao Bispo, que entabulou uma conversa simples com os meninos e meninas, acompanhadas pelas Educadoras.
Seguiu-se um rápido encontro com as Educadoras e, após a visita às instalações, D. Ilídio foi brindado com uma merenda, estando presentes as treze Religiosas do Instituto, sedeado em Jugueiros, bem próximo da Igreja dedicada à Beata Madre Rita, nas imediações do Palácio do Gelo. Entre as Religiosas presentes contavam-se também as três que dedicam o seu trabalho aos rapazes acolhidos no Lar Escola Santo António.
Depois da merenda, seguiu-se uma reunião de trabalho, na qual D. Ilídio vincou algumas ideias já explanadas na homilia na Missa Crismal de Quinta-feira Santa e que, na linha da proposta do Papa Francisco, apelam ao testemunho alegre de confiança no futuro e de gratidão pelo passado de cada Comunidade de Vida Consagrada.
Esta reunião serviu também para o Bispo se informar sobre a dinâmica do Instituto, no que toca ao trabalho desenvolvido pelas Religiosas, cumprindo o carisma que presidiu à sua criação, bem como à perspectiva de novas vocações. As novas vocações de “postulantes” e professas” vão surgindo, mas apenas nos países de língua portuguesa integrados na Província, nomeadamente Cabo Verde e Moçambique. Foi dada informação de que há também religiosas do Instituto, oriundas da diocese, a trabalhar na “missão ad gentes”, pois o Instituto Jesus-Maria- José está presente noutros países, nomeadamente na América Latina, estando a Casa-Mãe no Brasil (S. Paulo).
Em Portugal, para além da Casa de Viseu, o Instituto tem também uma Comunidade em Ovar. Outras Casas estão “vazias”, por terem terminado a actividade que vinham desenvolvendo, nomeadamente na diocese de Coimbra.
O carisma específico do Instituto Jesus-Maria-José é o serviço à Família, “coincidência feliz”, segundo D. Ilídio, de este Ano da Vida Consagrada ser também o da realização do Sínodo dos Bispos dedicado à Família.
Após a reunião com a Comunidade, D. Ilídio reuniu com a Superiora da Comunidade e com a Provincial, deixando tempo disponível para poder conversar com cada uma das Religiosas, individualmente, até ao momento da celebração da Eucaristia, que antecedeu o jantar, momento de tranquila confraternização.
D. Ilídio manifestou “grande expectativa” quanto ao processo de canonização da Beata Rita Amada de Jesus, cujo processo tem vindo a somar testemunhos de graças recebidas por sua intermediação. Ele acredita que a canonização possa acontecer dentro de um tempo não muito longo e, logo que tal acontece, poderá propor Rita Amada de Jesus como Padroeira secundária da Diocese.
Tem crescido o número de devotos que visitam o Memorial da Madre Rita, na sua terra-natal e esse crescimento tem servido para uma maior divulgação do carisma do Instituto e sobretudo para a “descoberta” da espiritualidade da Beata Rita, nomeadamente a evangelização da Família propondo o modelo da Família de Nazaré. Com esta “novidade”, têm surgido grupos de espiritualidade constituídos por casais, aos quais o Instituto dedica especial carinho e atenção, cumprindo, na actualidade, os objectivos da Beata Rita, quando iniciou o seu trabalho de “construção” do Instituto.
Os trabalhos de construção da Igreja da Madre Rita continuam, dinamizados por um grupo de entusiastas que não regateiam esforços na organização de eventos que possam gerar receita para as despesas. Apesar das limitações, o espaço já tem acolhido celebrações e alguns eventos, que também servem para dar a conhecer o “desafiante projecto de criar uma nova comunidade cristã” aglutinada pelo carisma da Fundadora do Instituto Jesus-Maria-José, cujos restos mortais terão um lugar “especial”, no novo Templo, em construção.

Fonte: www.diocesedeviseu.pt