Da esquerda para a direita: Ir. Célia Cabecinhas – vogal; Ir. Ângela Coelho – Vice-Presidente; P. Adelino Ascenso – Presidente; Ir. Maria Alzira Ferreira – Vogal; P. Rui Santiago – Vogal

 

Reunidos em Fátima, nos dias 27 e 28 de abril, em Assembleia Geral, os Superiores Maiores da CIRP viveram um tempo fecundo de reflexão, oração, discernimento e decisões que afetarão a vida da nossa Conferência. O primeiro dia foi quase exclusivamente dedicado à temática dos abusos de menores por parte de membros da Igreja Católica. Esse trabalho deu lugar a um comunicado que foi publicado no final desse dia e que deixou claro o compromisso sério e decidido de todos os nossos Institutos, no âmbito da proteção e cuidado de menores e adultos vulneráveis.

O segundo dia foi mais centrado em diferentes assuntos internos da CIRP, tendo-se procedido à eleição dos seus órgãos de liderança. Numa alocução introdutória, a Ir. Maria da Graça Guedes, presidente cessante, agradeceu a todos: membros dos diferentes órgãos e serviços da CIRP, superiores maiores, conferência episcopal, bispo delegado para a Vida Consagrada, bem como todos aqueles que, de um modo ou outro, colaboraram com o funcionamento da nossa Conferência. Referiu-se aos desafios significativos que foi necessário enfrentar durante o último mandato da direção, com destaque para a pandemia, a guerra na Ucrânia e os abusos de menores dentro da Igreja.

Uma prévia reflexão por grupos, chegou a algumas linhas de ação propostas para o triénio. PERSPETIVAS E PROPOSTAS DE AÇÃO PARA A NOVA DIREÇÃO DA CIRP 2023-2026:

  1. Continuar a tratar o tema dos abusos: colaborar na construção e promoção de uma cultura do cuidado, nomeadamente através da prevenção e formação a vários níveis: inicial (também formadores), permanente e para os membros do governo
  2. Colaborar numa pastoral de juventude e das vocações em rede, de modo a aproveitar a JMJ (que seja um processo e não um evento) para aproximar os jovens da Igreja.
  3. Promover a reflexão acerca da atualidade da vida religiosa, na sua dimensão profética: testemunho de uma vida em comunhão coma a criação, renovação do modo de ser Igreja em chave de sinodalidade. Dar atenção aos sinais dos tempos na sociedade, na mobilidade religiosa e cultural.
  4. Valorizar a nossa comunicação formando para a comunicação, criando uma assessoria da comunicação da CIRP e desenvolvendo novas redes de comunicação (CIRP-Institutos).
  5. FORMAÇÃO:
    • Formar para a Missão na área da integração missionária ad intra e ad extra, leigos e religiosos.
    • Promover e formar os leigos para a missão.
    • Formar e fomentar para o diálogo intercultural e inter-religioso.
    • Dar atenção à Formação inicial e permanente, para o envelhecimento e para a diminuição do número de membros nos institutos.
    • Pensar e sensibilizar para a fusão de pequenos Institutos, dar prioridade na formação para os formadores, superiores maiores, superiores locais (cuidando a interdependência e o trabalho conjunto).

Invocado o Espírito Santo para o ato eleitoral que se seguiu, a assembleia elegeu a nova Direção e o novo Conselho Fiscal para o triénio 2023-2026, tendo-se chegado à seguinte composição destes órgãos:

Direção:
Presidente: Padre Adelino Ascenso;
Vice-Presidente: Irmã Ângela de Fátima Coelho;
Vogais: Irmã Célia Maria Pedrosa Cabecinhas; Irmã Alzira Rodrigues Ferreira; Padre Rui Santiago.

Conselho Fiscal:
Presidente: Irmã Maria Conceição Fernandes
Secretário: Irmão António Leal Jorge
Vogal: Irmã Maria de Fátima Machado

É com o coração cheio de esperança que reafirmamos o nosso compromisso com o testemunho alegre da nossa vocação e missão. Vivemos tempos desafiantes: muitos dos nossos contemporâneos e concidadãos enfrentam dificuldades enormes de caráter económico e social. Numa realidade carente de soluções no campo da educação, da saúde, da justiça social, do acolhimento aos migrantes e de atenção aos mais frágeis, reiteramos a nossa solidariedade e proximidade com os pobres, no compromisso de sempre: estarmos ao seu lado e fazermos nossas as suas causas. Repetimos o nosso compromisso com as pessoas vítimas de abusos sexuais e de todas as outras formas de abuso, unindo-nos à sua dor, que fazemos nossa e comprometendo-nos a dar-lhes sempre mais voz, lutando a seu lado para que tenham mais vez. Acreditamos que o Grupo Vita será uma excelente parceria neste esforço, juntamente com todos os outros recursos de construção e comunhão que nos sentimos chamados a valorizar.

É ao Espírito Santo que confiamos a vida Consagrada em Portugal, bem como toda a missão da Igreja, neste mundo carente de salvação. Proclamamos a nossa alegria em seguir Jesus Cristo nesta vocação que Ele nos concedeu e pedimos a Maria, mãe de Jesus e primeira discípula, que nos ajude a ser criativos e fiéis.

Fátima, 28 de abril de 2023