O Papa Francisco quis que o presente ano litúrgico, desde 30 de novembro passado até 2 de fevereiro de 2016, festa da Apresentação do Senhor, seja o Ano da Vida Consagrada.
É seu desejo que a vida consagrada seja cada vez mais conhecida, amada e fomentada, quer na Igreja universal, quer nas Igrejas e comunidades locais, através de diversas iniciativas e também da oração.
Na Diocese de Beja, o Secretariado Regional da CIRP está a promover vários encontros, celebrações e dinâmicas a fim de «FAZER MEMÓRIA AGRADECIDA DO PASSADO», «ABRAÇAR O FUTURO COM ESPERANÇA» e «VIVER O PRESENTE COM PAIXÃO».
Algumas das iniciativas a decorrer são:
(COM)PASSO DE ORAÇÃO (Dinâmica de Oração e Partilha)
Porque nos recorda…
… a visita pascal que anuncia o Ressuscitado;
… a sequência rítmica de uma melodia;
… e que é (com)passos constantes de oração e encontros, que caminhamos na nossa vida de Consagrados.
Na Eucaristia de Abertura do Ano da Vida Consagrada, foram enviados pelos nossos dois Bispos, três sinais:
EVANGELIÁRIO: JESUS, a BOA – NOVA que nos CHAMA e ENVIA;
LAMPARINA: Sinal do nosso BATISMO, vivido numa escolha radical, através dos votos;
LOGORANTE / diário de bordo: onde registaremos os MOMENTOS de ENCONTRO e ORAÇÃO.
Estes percorrerão ao longo de todo o ano as diversas comunidades de consagrados, suscitando oração, reflexão, partilha do carisma com os leigos e encontro fraterno entre as comunidades religiosas.
Outros dois momentos importantes que vão marcar este ANO:
DIA DO CONSAGRADO que irá decorrer no dia 31 de janeiro, no Centro Pastoral Diocesano em Beja, para o qual estamos a convocar toda a Diocese, onde iremos ter momentos de testemunhos da VIDA CONSAGRADA, MÚSICA E CELEBRAÇÃO, pois como nos convida o Papa: «É a vossa vida que deve falar. Uma vida da qual transparece a alegria e a beleza de viver o Evangelho e seguir a Cristo»;
ENCONTRO DOS CONSAGRADOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE ÉVORA, que terá lugar no dia 1 de maio em Vila Nova de Milfontes.
É deste jeito que estamos a viver este tempo de GRAÇA, LOUVOR e ALEGRIA, pois somos «Chamados a levar a todos o abraço de Deus».
Ir. Ricardo Borges
Secrerário da CIRP de BEJA