Nota de Imprensa

Desde domingo 3 de Maio coincidindo com o Dia Mundial de Oração pela Vocações, iniciou-se o Ano jubilar centenário da Fundação das Missionarias Eucarísticas de Nazaré, também conhecidas como “Nazarenas”. Este tempo de graça estender-se á ate 3 de Maio de 2021, quando se completam 100 anos da sua fundação, levada a cabo em Málaga por Dom Manuel Gonzalez .

Este ilustre bispo espanhol, marcada para sempre pelo encontro com Jesus Eucaristia num Sacrário abandonado encontro este que ocupou cada instante da sus existência com uma única finalidade: EUCARISTIZAR- quer dizer aproximar todos da Eucaristia, sobretudo os que se sentiam mais sós  e abandonados.

As Missionarias Eucarísticas de Nazaré continuam a dar vida a este carisma eucarístico reparador e prosseguem a sua missão de anunciar ao mundo o Evangelho da Eucaristia .

Atualmente são uma congregação religiosa apostólica de Direito Pontifício, que recebeu a aprovação da Santa Sede no dia 30 de Agosto de 1960. Conta com 29 casas distribuídas por 9 países .

Lema e tempos jubilares

O Lema deste Ano Jubilar – “Nascidas para Eucaristizar” – faz memória das suas origens com a intenção de recordar o passado com gratidão, viver o presente com entusiasmo e olhar o futuro com confiança (cf. NMI, 1).

Devido ao centenário a Penitenciaria Apostólica da Santa Sé concedeu indulgências a quem visitar algum dos quatro templos jubilares:

  • Paróquia de Palomares del Rio (Sevilha): lugar onde São Manuel recebeu a graça carismática
  • Paróquia de S. Pedro (Huelva): lugar onde São Manuel Gonzalez fundou o primeiro ramo da família eucarística reparadora (as Marias dos Sacrários, hoje União Eucarística Reparadora).
  • Santuário de Santa Maria da Vitoria (Málaga) Paroquia a que pertence a primeira comunidade da Congregação.
  • Catedral de Palencia: lugar onde se encontra o túmulo de São Manuel.

Orar em comunhão

Face à situação provocada pela pandemia do Covid-19 a abertura oficia destes templos será anunciado oportunamente.

A congregação agradece a todos a proximidade e a sua oração e convida a implorar do Senhor a sua graça de cura para que a situação provocada pelo corona vírus chegue ao fim e se consiga a estabilidade pessoal, familiar e social dos nos povos