A celebração da eucaristia em ação decorreu no dia 10 de fevereiro, presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa D. Rui Valério.
Quem são as Irmãs Pias Discípulas?
As Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre nasceram no dia 10 de fevereiro de 1924, em Alba – Itália. O seu Fundador é o Bem-aventurado Padre Tiago Alberione.
Esta Congregação insere-se no conjunto de Congregações e Institutos que formam a Família Paulista, presente nos cinco continentes.
O Padre Tiago dá início a esta obra monumental começando por fundar em 1914 a Sociedade de S. Paulo, em 1915 as Irmãs Filhas de S. Paulo, em 1917 uma Associação de Cooperadores, em 1924 as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, em 1938 as Irmãs de Jesus Bom Pastor, em 1958 as Irmãs do Instituto Rainha dos Apóstolos e os Institutos seculares de Jesus Sacerdote, S. Gabriel Arcanjo, Nossa Senhora da Anunciação e por fim, o Instituto da Santa Família.
Porque é que o Padre Tiago fundou a nossa Congregação?
Ele seguiu o conselho do seu diretor espiritual: “Se queres fundar uma obra tão grande assegura-te alguém que a sustente com a oração”. Assim, no seio da Família Paulista nós somos o suporte, o sustento espiritual, nós estamos dia e noite diante do Santíssimo Sacramento em adoração, por toda a Família Paulista que trabalha com os meios de comunicação para o anúncio do Evangelho. Estamos diante do Santíssimo pela Igreja e por toda a humanidade. Estamos no seio da Família Paulista para lembrar que todos nascemos da Eucaristia e a Ela temos que voltar em cada momento da vida. A nossa missão é ir à Raiz (Jesus Cristo) buscar a seiva para alimentar a árvore (Família Paulista), os ramos as flores e os frutos (as várias Congregações e Institutos). Através da Adoração assumimos toda a humanidade e por ela rezamos.
O Padre Tiago Alberione também nos concebeu como outras Marias, isto é, sermos como Maria ao lado dos sacerdotes, assim como Ela fez com Jesus, assim deve ser a Pia Discípula, dai nasce a nossa missão sacerdotal. Acompanhar com a nossa oração o jovem em formação, depois no seu ministério e depois da morte. Cultivamos a maternidade espiritual, somos chamadas como Maria a sermos mães dos sacerdotes.
O Padre Tiago dizia também: “um coração cheio de Jesus transborda e como mostrar isso?” Será através da arte e da beleza ao serviço da Liturgia: pintura, escultura, arquitetura, bordado. Através da Liturgia comunicamos a beleza do encontro com Jesus Ressuscitado.
O ícone evangélico de Marta e Maria espelha bem a nossa missão. Unificar a nossa vida de forma a testemunhar a harmonia entre escuta e serviço, entre contemplação e ação.
Nós, as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, chegámos a Portugal no dia 3 de junho de 1947. Estamos presentes na Diocese de Lisboa com uma comunidade em Camarate, um Centro de Apostolado Litúrgico na Rua D. Estefânia em Lisboa e um Centro online. Na Diocese do Porto estamos presentes no complexo do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde ao serviço da Diocese no Seminário Menor e no acolhimento a grupos para encontros, retiros para sacerdotes e outros. Também colaboramos no Santuário de Santa Rita, em Ermesinde.
Ir. Maria do Carmo Andrade dos Santos, Superiora Delegada
Para mais informação ou fotos: www.irmasdiscipulas.pt