A comunidade do Instituto Jesus Maria e José acolheu, na tarde do passado dia 07 de novembro, a Assembleia da CIRP – Viseu. O encontro começou com as boas-vindas aos 35 consagrados e consagradas das comunidades religiosas da Diocese de Viseu, assim como ao Pe. Jorge Carvalhal, Vigário do Clero, em representação do D. António Luciano, Bispo de Viseu.
Em seguida, o Pe. Victor Portugal, CMF, socorrendo-se da entrevista da Revista Espanhola Vida Religiosa ao Mons. Luis Marin de San Martin, O.S.A, subsecretário do Sínodo dos Bispos, sobre o Sínodo dos Bispos que está a decorrer, apresentou-nos uma breve reflexão sobre os desafios da sinodalidade à Vida Consagrada e, desta à Igreja e a este caminho de reflexão sobre «a Igreja sinodal, comunhão, participação e missão» (tema da XVI Assembleia Geral Ordinária dos Sínodos dos Bispos). Este momento terminou com um breve diálogo, onde se sublinhou a identidade da Vida Consagrada, como lugar, por excelência, de sinodalidade.
O intervalo marcou a passagem para outro momento importante desta Assembleia: a eleição de um novo vogal para o secretariado da CIRP – Viseu. Foi eleito o Pe. Victor Portugal, CMF, que passa, agora, a integrar este secretariado, composto pelo Pe. Pedro Guimarães, CM, Ir. Josefina Teixeira, MRSCJ, Ir. Albana Mesquita, CMT, e o Ir. António Leal, FMS.
A Assembleia terminou com com uma breve partilha dos objetivos e datas mais relevantes da CIRP – Viseu para este ano pastoral, antes da oração de vésperas e lanche.
O secretariado agradece o fraterno acolhimento da comunidade Jesus Maria e José e a oportunidade de voltar a reunir os consagrados e consagradas da Diocese de Viseu, onde ficou evidente a sede de encontro, pelo bom humor e diálogo vivido.


