Fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria

No dia 15 de maio o Papa Francisco canonizou em Roma, juntamente com outros 9 santos, Maria Rivier, fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria.

Para dispor o coração para a grande celebração do dia 15, toda a família espiritual da Apresentação de Maria, viveu uma novena preparatória e no dia 14, já em Roma, a vigília, onde todos puderam contemplar e agradecer os traços fortes da vida e espiritualidade de Maria Rivier, esta pequena grande mulher de 1,32 de altura, que ousou fundar uma congregação em plena Revolução francesa, a quem o Papa Pio IX chamou “mulher apóstolo”.

Já no dia 16, com a alma repleta de alegria, em união com toda a Igreja, que apresenta Maria Rivier como modelo de santidade, elevamos o nosso canto agradecido ao Senhor que por nós fez maravilhas, numa bela eucaristia na Basílica de Sta. Maria Maior.

Como nos dizia o Papa Francisco na sua homilia da eucaristia do dia 15 de maio: “Servir o Evangelho e os irmãos, oferecer a própria vida sem retribuição – fazê-lo em segredo: oferecer sem esperar retribuição –, sem buscar qualquer glória mundana, mas escondido humildemente como Jesus: a isto somos chamados também nós. Os nossos companheiros de viagem, hoje canonizados, viveram assim a santidade: abraçando com entusiasmo a sua vocação – uns de sacerdote, outras de consagrada, e outros ainda de leigo –, gastaram-se pelo Evangelho, descobriram uma alegria sem par e tornaram-se reflexos luminosos do Senhor na história. Um santo ou uma santa é isto: um reflexo luminoso do Senhor na história”.

Santa Maria Rivier foi disto em belo e grande exemplo. Dizia ela: “Quem me dera ter mil vidas para ir a todos os lugares do mundo a fim de fazer conhecer e amar Jesus Cristo. Sede um Evangelho aberto onde todos possam ler Jesus Criso”.

Que o seu exemplo e testemunho luminoso nos estimule a todos a caminhar rumo à santidade.

 

Irmãs da Apresentação de Maria

Mensagem da Madre Maria dos Anjos Alves, Superiora Geral, por ocasião da Canonização de Santa Maria Rivier