A Congregação da Divina Providência e Sagrada reuniu no Centro de Espiritualidade – Espinho, para celebrar o XII Capítulo geral de 24 a 31 de Julho do ano 2024 com o lema: Redescobrir o sentido de pertença para reavivar a esperança. Durante todo o Capítulo esteve presente como perito o Frei José Pinto Costa OFM.
O Capitulo alem, de tratar assuntos que se referem à vida da Congregação também foi eletivo. Assim no dia 27 a Celebração da Eucaristia foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom José Manuel da Costa Garcia Arcebispo Primaz de Braga, que de seguida presidiu à eleição da Superiora geral.
No decorrer do Capítulo foi eleito o Conselho geral que ficou assim constituído: Superiora geral Ir. Teresa da Silva Matos, Vigária geral Ir Maria Aurora Nogueira da Lomba, segunda Conselheira Ir. Maria Helena da Silva Pereira, terceira Conselheira Ir. Maria da Assunção Alves Machado, quarta Conselheira Ir. Deolinda Faria Alves Ferreira, Ecónoma geral Ir. Maria Eduarda Balazeiro Gomes Martins.
Enraizadas e edificadas em Cristo testemunhar a esperança (Cf.2,7) ao jeito dos Fundadores é o tema a ser vivido no próximo quinquénio.