O Secretariado da CIRP Viseu esteve reunido no passado dia 16, na comunidade das Irmãs Carmelitas Missionárias Teresiana, em Viseu, no Centro Sócio-Pastoral da diocese de Viseu.
Neste primeiro encontro do novo ano pastoral, o principal assunto foi a elaboração do plano anual de atividades, em que se fixou o seguinte calendário para 2024-2025:
- Assembleia anual da CIRP Viseu: 17 de novembro, das 15:00 às 18.00,
em Viseu, na casa das Irmãs de Jesus Maria José - Semana do Consagrado: 26 de janeiro a 2 de fevereiro.
- Vigília de Oração: 1 de fevereiro, às 21 horas, em Viseu.
- Dia do Consagrado: 2 de fevereiro. Missa na Sé Catedral de Viseu às 18 horas, presidida pelo Sr. D. António Luciano, Bispo de Viseu.
- Semana de Estudos da Vida Consagrada: 1 a 4 de março, em Fátima.
- “24 h para o Senhor”: 14 e 15 de março. Nas paróquias. Proposta de oração pelas Vocações.
- Retiro Quaresmal | aberto a todos: 22 de março, no Seminário das Missões, das 10 às 17 horas.
- Atividade-Convívio de conclusão do ano pastoral: junho ou junho
O planeamento anual proposto para as comunidades de vida consagrada presentes na diocese de Viseu é um convite a permanecer em comunhão de oração com toda a Igreja, na participação ativa e na missão profética, em sintonia com o lema diocesano do segundo ano para o triénio pastoral 2023-2026: “És chamado por Jesus, Experimenta…”.
Na reunião foi lembrado o tema do Jubileu da Vida Consagrada que vai realizar-se, em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 2025: «Peregrinos da Esperança. No caminho da paz». Haverá uma atenção às propostas para a vivência deste Jubileu da Vida Consagrada, em Roma.
O Secretariado Regional da CIRP Viseu é composto pelos seguintes membros: P. Victor Portugal, Claretiano – Presidente; Ir. António Leal, Marista – Secretário; Ir. Albana Mesquita, Carmelita Teresiana – Tesoureiro; Ir. Josefina Teixeira, Reparadoras do Coração de Jesus – Vogal; P. Xavier Dias, Comboniano, Vogal.
Procedeu-se ainda à aprovação dos Relatórios de Atividades e de Contas relativos a 2023-2024, a serem enviados para a Secretaria da CIRP Nacional.
O encontro concluiu-se com o almoço servido pelas Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas, em ambiente de confraternização com a presença do P. Miguel de Abreu, diretor do Centro Sócio-Pastoral e pároco do Viso.
P. Victor Portugal, CMF