Comunicado final da Assembleia da CIRP
XXIII ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA DOS INSTITUTOS RELIGIOSOS DE PORTUGAL (CIRP)
Fátima, 14 e 15 de novembro de 2016

  1. Com a presença de 89 superiores maiores e 96 convidados de diversos Institutos teve o seu início a assembleia da CIRP, às 10h00 do dia 14 de novembro de 2016, na casa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, em Fátima.

Depois de um momento de oração, o Presidente, P. José Vieira, saudou os presentes e traçou algumas linhas em relação ao tema formativo.

  1. A formação ocupou a maior parte do programa da jornada. A Irmã Cristina González seguiu de perto um texto da Conferência dos Institutos Religiosos de Espanha: A intercongregacionalidade; Um fruto a amadurecer na estação da globalização. Esta Religiosa da Assunção sublinhou alguns elementos mais fortes do texto. No início da tarde, a Irmã Cristina apresentou ainda dois exemplos sobre o tema em estudo. O projeto “Ponte de Esperança”, em Madrid, e “Atalaya Intercultural”, em Burgos. Ambos nasceram como resposta à realidade da emigração.
  2. A parte final do programa contemplou a apresentação de alguns relatórios de diversos organismos:
  • A Comissão de Apoio às Vítimas de Tráfico (CAVIPT) alertou para o problema da indiferença frente ao tráfico humano.
  • A Semana de Estudos da Vida Consagrada será de 25 a 28 de fevereiro de 2017, tendo como tema “Consagrados ao serviço da vida”.
  • Teve lugar um encontro de revistas de vida consagrada em Brasília. O P. Manuel Barbosa participou e apela ao envio de notícias para a revista Vida Consagrada.
  • Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) apresentaram algumas notas sobre caminhos já percorridos e alguns pontos necessitados de maior reflexão.
  • O Secretário da CIRP, P. Constantino Tiago Gonçalves, apresentou uma síntese dos relatórios recebidos dos diversos Secretariados regionais da CIRP.
  • Alguns membros dos Secretariados regionais completaram a informação. De destacar a saudável participação dos Religiosos no Sínodo a decorrer no Patriarcado de Lisboa e ainda os 300 anos do mesmo Patriarcado, onde se encontram presentes cerca de 100 Institutos religiosos.
  1. Os Missionários do Verbo Divino acolheram 95 participantes para a celebração da eucaristia e jantar convívio.
  2. A eucaristia celebrada na capela da Casa Nossa Senhoras as Dores marcou o início do 2º dia.
  3. A manhã foi de formação. Esteve presente uma equipa duma instituição bancária. Foram apresentados diversos tópicos: Alocação e diversificação, gestão imobiliária, investimento socialmente responsável e visão de investimento.
  4. Com a aprovação da ata da XXII assembleia geral foram reiniciados os trabalhos com os assuntos e informações da vida da CIRP.
  5. A assembleia deu as boas-vindas aos novos superiores maiores.
  6. As ações de formação foram consideradas oportunas, embora a linguagem pudesse ter sido mais acessível e não tão técnica. Foi sugerido que se encontrassem outras metodologias para que a assembleia seja mais participativa.
  7. O assunto sobre AEFJN Portugal (Rede África-Europa Fé e Justiça) será estudado pela Comissão Justiça e Paz.
  8. Pede-se aos membros que estão na Comissão de Vocações que façam os esforços necessários para continuar com o programa de atividades até novas eleições.
  9. Dadas as dificuldades na CIRP regional do Porto, foram sugeridas algumas ideias para a reformação da Comissão.
  10. Cada Instituto deve atualizar os seus dados no Anuário Católico. Seria bom que a CIRP publicasse o anuário dos religiosos em Portugal.
  11. O livro “100 esquemas do rosário”, para assinalar o Centenário de Fátima, estará disponível na Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada.
  12. A Conferência Episcopal Portuguesa publicou duas notas pastorais: uma sobre os 150 anos dos Espiritanos em Portugal e outra sobre os 300 anos dos Vicentinos em Portugal e 400 anos de carisma.
  13. A assembleia agradeceu ao ecónomo a apresentação do orçamento para 2017 e, ouvido o parecer favorável do Conselho fiscal, aprovou o referido orçamento.
  14. Foram sugeridos diversos temas para a próxima assembleia geral.
  15. Os participantes partilharam acontecimentos mais significativos dos seus Institutos.
  16. Próxima assembleia geral: 2 e 3 de maio de 2017.

Fátima, 15 de novembro de 2016