XX ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA DOS INSTITUTOS RELIGIOSOS DE PORTUGAL (CIRP)


 

Fátima, 27 e 28 de Abril de 2015

 

1. Cerca de 90 superioras e superiores maiores dos Institutos membros da CIRP estiveram reunidos em assembleia geral na Casa de N.ª Sr.ª das Dores, em Fátima, de 27 a 28 de Abril de 2015.

2. Depois de uma oração multimédia, o presidente da CIRP, P. Artur Teixeira, saudou os presentes. Sublinhou que «a Vida Consagrada vive e ama a humanidade com a paixão de Jesus Cristo.»

Recordou que a assembleia geral marcava o décimo aniversário da CIRP, uma ocasião para «cantar, agradecer e celebrar a caminhada feita ao longo de dez anos.»

3. O P. António Fernandes, superior provincial dos Missionários da Consolata, apresentou o tema formativo A CIRP em missão profética. Recordou que se vive «uma mudança de época mais do que uma época de mudanças» e os consagrados «têm que estar conscientes disso com inquietudes profundas». Os novos tempos pedem a construção de uma espiritualidade dos sem-medo, a descolonização da imagem de Deus e o falar do que Deus fez por nós.

«Não podemos como religiosos ter medo de arriscar, de inventar, de fazer experiências novas de vida religiosa», disse.

Recordou que a comunhão se faz a partir da missão comum. «Para não ter medo, é preciso que todos nós acreditemos na força do Evangelho e na Boa Nova que todos nós levamos», frisou.

E concluiu: «Temos de partir de uma missão territorial para uma missão de causas que rompa fronteiras. Não estamos organizados por territórios mas para as pessoas.»

4. Os padres Claudino Gomes, Artur Teixeira e António Fernandes apresentaram à assembleia três propostas concretas de intercongregacionalidade: apadrinhamento de 11 irmãs, cinco irmãos e sete leigos da diocese de Butembo (RD do Congo) com bolsas de estudo para frequentarem um curso de ciências religiosas; Casa de Nicodemos (no Km 24 da A1) para os sem-abrigo; e Transformar armas em brinquedos pelas crianças-soldados da RD Congo.

5. Os participantes dividiram-se em nove grupos para discutirem os três projetos. Os grupos fizeram uma análise profunda e franca dos projetos e os superiores maiores deram indicações em que projetos se queriam comprometer.

6. O primeiro dia da assembleia concluiu com a celebração-memorial do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus no Domus Carmeli. Seguiu-se um jantar volante e um espaço de alegre convívio.

7. Os trabalhos do segundo dia da assembleia geral iniciaram com a Eucaristia evocativa dos 200 anos do nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.

8. Depois da apresentação e aprovação da Ata da XIX Assembleia Geral, os participantes passaram em revista os diversos assuntos da vida da CIRP.

9. A assembleia deu as boas-vindas aos novos membros: o geral da Sociedade Missionária Portuguesa e o provincial dos Irmãos de São João de Deus.

10. O presidente da CIRP apresentou as diversas iniciativas realizadas e a realizar no âmbito do Ano da Vida Consagrada. O evento encerra em Portugal a 7 de fevereiro de 2016 com uma peregrinação nacional a Fátima. A Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada será de 6 a 9 de fevereiro de 2016. Os Institutos Missionários ad Gentes (IMAG) estão a preparar uma exposição missionária itinerante no âmbito do Ano da Vida Consagrada.

11. Os participantes partilharam acontecimentos significativos que os seus institutos estão ou vão celebrar a nível nacional e internacional.

12. O P. Constantino Tiago fez uma relação da participação da CIRP na XVI Assembleia Geral da União das Conferências da Europa dos Superiores Maiores (UCESM) que decorreu em Tirana, Albânia, de 23 a 27 de Março.

13. O Dr. Carlos Liz apresentou os resultados do primeiro trimestre do Estudo Gramática da Proximidade junto de jovens adultos portugueses para o Barómetro da Vida Consagrada. O estudo da IPSOS APEME dura o ano inteiro e visa elaborar uma Gramática da Proximidade para a Vida Consagrada.

14. A assembleia acolheu com alegria o convite da Conferência Episcopal Portuguesa aos superiores maiores para participarem nas Jornadas do Episcopado sobre a Vida Consagrada. O evento vai realizar-se em Fátima de 15 a 17 de Junho.

15. A assembleia aprovou por unanimidade o Relatório de Contas da CIRP 2014 apresentado pelo ecónomo da CIRP que contou com o parecer favorável do Conselho Fiscal que propôs um voto de louvor.

16. A assembleia recebeu o Plano Estratégico 2015-2020 da Faculdade de Teologia da Universidade Católica e um pedido de padres para capelães apresentado pelo ordinariato militar.

17. Próxima Assembleia Geral: de 16 a 17 de Novembro de 2015.