1. A XXV Assembleia Geral da CIRP decorreu em Fátima, nos dias 20 e 21 de novembro de 2017. No primeiro dia da Assembleia estiveram presentes os secretariados regionais da CIRP bem como animadores e animadoras vocacionais das diferentes congregações religiosas.

  1. 2. Vejo um ramo de amendoeira (Jer 1,8) foi a passagem bíblica trazida pelo presidente da CIRP na palavra de abertura ao referir-se à realidade vivida pela generalidade das congregações religiosas no que toca à «seca» de vocações à vida consagrada. Do «não temos, não há, os jovens não…» que reforça a nossa inquietação com a falta das vocações, importa acreditar que não foi só ao profeta que Deus prometeu proteção. Não nos abandona, antes espera que usemos a inteligência que nos deu para nos aproximarmos deles; falemos linguagens que os levem a conhecê-Lo e a desejá-Lo (sem precisarem de tradução simultânea); «habitemos» nos mesmos espaços (redes sociais, desporto, cultura…); testemunhemos comunidades castas, pobres, que vivem a alegria do evangelho.

 

  1. O tema formativo sob o título «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» foi exposto pela Ir. Paula Jordão. Tratou-se da apresentação do documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de outubro de 2018 naquela que será a XV Assembleia Geral Ordinária.

Eu disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa (Jo 15, 11). Deus, a única coisa que quer é que sejamos alegres! É essa a missão que nos dá – ser alegres e anunciar a alegria do Evangelho pelo simples motivo de que convivemos com um Senhor que nos ama.

Este documento composto por três capítulos fala dos JOVENS NO MUNDO DE HOJE,  um mundo que se transforma rapidamente, oportunidade única para «sairmos da nossa terra», onde as novas gerações vivem (híper)conectadas, com as modernas tecnologias da comunicação, mas que precisam de se sentir protagonistas da história e não dispensam credíveis, coerentes e honestas referências pessoais e institucionais.

No II capítulo FÉ, DISCERNIMENTO, VOCAÇÃO quer a Igreja reiterar o seu desejo de encontrar, acompanhar e cuidar de cada jovem. Destaca, por isso, a importância do acompanhamento dos jovens em todas as fases da sua caminhada de fé, que leve ao discernimento vocacional e o consolide.

 

  1. Na mesma temática, o P. Manuel Barbosa apresentou o documento da Conferência Episcopal Portuguesa «Síntese das respostas ao questionário do documento preparatório do Sínodo dos Bispos», já enviado para a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Documento onde se encontram dados percentuais, a situação dos jovens na Igreja e a Igreja para os jovens e ainda exemplos de práticas de pastoral juvenil.

 

  1. O tema «Tráfico de pessoas em Portugal» foi apresentado pela Dr.ª Cláudia Pedra, especialista em direitos humanos e migrações.

Esta é uma realidade crescente, muito escondida, mas que pode estar à nossa frente e é dos negócios mais lucrativos do mundo à qual os governos dos países dão, em geral, pouca importância. Não se sabe ao certo o número de pessoas traficadas, mas as crianças e as mulheres são os alvos mais vulneráveis. Qualquer país pode ser de origem, de trânsito e de destino, sendo que o tráfico interno é dos mais difíceis de identificar.

Ficou o alerta para que se comuniquem à PJ sinais de provável situação de tráfico. Estar alerta é caraterística do cristão e neste campo não podemos alhear-nos.

Do Relatório da CAVITP (Comissão de Apoio às Vitimas do Tráfico de Pessoas) destacam-se os desafios para 2018: a visita a um centro de detenção temporário e o convite a que nos secretariados regionais da CIRP possa algum dos membros prestar particular atenção a estas temáticas.

 

  1. Estiveram também num momento da Assembleia os professores doutores José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira (Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura) para apresentação do livro «Portugal Católico». O livro, já oferecido ao Papa Francisco, atenta a uma visão realista sobre a vida católica em Portugal e um contributo que estabelece diálogo entre autores da Igreja e à margem da Igreja. Obra com 14 capítulos, que reflete a beleza na diversidade, com convergência e diferenciação que se completam, foi publicada pelo Circulo de Leitores em três distintas edições. A sua apresentação pública será no dia 21 de novembro na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

  1. Sendo um dos objetivos desta Assembleia a apresentação dos relatórios dos secretariados regionais, o Secretário da CIRP, P. Constantino Tiago Espírito Santo, deu a conhecer a síntese dos diferentes relatórios regionais, destacando as atividades de formação, a celebração da Semana e do Dia do Consagrado, os tempos de oração, os convívios, as reuniões do secretariado.

O relatório da Comissão da Formação (CONFORM) foi apresentado pelo P. Paulo Correia. Esta comissão tem o objetivo de programar as ações de formação inicial e para formadores. Realizou o programado. Houve menos participantes na fase do postulantado. A maior parte são formandos não nacionais e, nalguns casos, têm dificuldade em entender os conteúdos e as linguagens usadas.

O relatório da Comissão das Vocações foi apresentado pela Ir. Fernanda Picão. Deu a conhecer as propostas para 2017-2018: Encontro de responsáveis da promoção vocacional; retiro interinstitucional para jovens; comunicação através das redes sociais (mail, blogue, Facebook) e fez pedido às congregações para que enviem por correio eletrónico vídeos e pequenas frases com imagens, do carisma dos fundadores para serem divulgados pela comissão. Em janeiro vai decorrer o XIV Encontro da Pastoral Vocacional sob o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».

O relatório dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG e ANIMAG) foi apresentado pelo P. Adelino Ascenso. Em 2017 realizaram-se as ações previstas, havendo a destacar que a Missa do dia Mundial das Missões, em outubro, que teve lugar na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, teve pouca expressão pública. Na Assembleia IMAG e ANIMAG destes institutos tratou-se o tema «Ecologia e missão».

O P. Manuel Barbosa relembrou que a Revista Vida Consagrada mudou o formato e que a tiragem tem decrescido dada a diminuição do número de membros nas comunidades.

Chamou também a atenção para o programa e tema da Semana de Estudos da Vida Consagrada, a realizar em fevereiro de 2018.

 

  1. Assuntos da vida da CIRP em geral e de alguns institutos religiosos:
  • Confirmação do secretário-geral e do ecónomo: foram reconduzidos os padres Constantino Tiago Espírito Santo e Manuel Barbosa, respetivamente;
  • Apresentação do tema para a Semana do Consagrado «Fazei brilhar a vossa luz» (cf. Mt 5,13): encarregaram-se diferentes congregações religiosas de elaborar as propostas de oração para a semana;
  • IMI e o registo de Pessoas Jurídicas Canónicas: sugeriu-se que na próxima assembleia geral este assunto seja tratado em profundidade;
  • Anuário Católico: devem enviar-se os dados para o secretariado-geral para atualização das estatísticas dos institutos religiosos;
  • Orçamento para 2018: o Conselho Fiscal deu parecer favorável à aprovação do mesmo. O orçamento foi aprovado por unanimidade.

 

  1. A assembleia geral da CIRP manifestou solidariedade para com as vítimas dos incêndios em Portugal e decidiu que cada instituto religioso dê o seu apoio singularmente, de acordo com as suas possibilidades, através da Cáritas Portuguesa.

 

Fátima, 21 de novembro de 2017