Apetece fazer trocadilhos ao falar deste encontro de Juniores, porque se falou de consagração, Total, para toda a Vida e para a(s) Vida(s) (de) toda(s), que são expoente da entrega, muitas vezes entre luzes e sombras, mas sempre e fundamentalmente assente(s) na centralidade de Jesus na vida de cada um, tendo-O a Ele como guia, modelo e meta de humanização e de vida plena.

Se podemos fazer trocadilhos, o mesmo não se pode dizer sobre divisões.  Falamos da teologia do coração indiviso,  da qual é expressão cada um dos votos, caminho que  percorremos, desejando declamar como Daniel Faria “Amo o caminho que estendes por entre as minhas divisões”.

Cada comunidade da qual fazemos farte,à qual é confiada a missão e que é garante da mesma, teve também um tempo e um lugar especial, tendo como tela de fundo a Última Ceia, aprendendo aí, com Cristo, a arte de passar da ruptura à comunhão.

Atravessando tempos de reflexão pessoal, partilha de grupo e oração, passamos para o último tema: “Inspiração, Missão, Liberdade: Reino”.

Com esse desejo de nos deixarmos inspirar, partilhamos estes dias com a orientação da Irmã Irene Guia, aci, olhando com verdade e sinceridade o que somos, o que nos rodeia e, sobretudo, Aquele que nos chama, que nos sustenta com a Sua fidelidade e nos consagra para toda a Vida.

Lara Saavedra
Religiosa de Maria Imaculada