A Fundação S. João de Deus lançará no próximo dia 3 de Junho, o segundo episódio da série documental “Do Hábito ao Monge”.

Totalmente produzida e realizada pela Fundação S. João de Deus, esta série representa a união de esforços entre as instituições da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Instituto S. João de Deus, Museu S.João de Deus e Fundação S. João de Deus) e pretende dar destaque aos religiosos hospitaleiros que pela ousadia das suas escolhas, pela singularidade do seu percurso ou pela marca que deixaram para a posteridade, contribuíram ativamente para a humanização dos cuidados de saúde, em especial aos que sofrem de doenças mentais em Portugal.

O Ir. Júlio Faria dos Reis, foi o religioso escolhido para o episódio piloto, emitido a 1 de maio último (este episódio está disponível no canal Youtube da Fundação) e, em virtude da boa crítica recebida, o segundo, será já emitido no dia 3 de junho e dará destaque ao Ir. António Matias, atual superior da comunidade de irmãos em Barcelos e bem conhecido pela sua discrição, exemplo de simplicidade e de disponibilidade no serviço aos doentes.

A série “Do Hábito ao Monge” tem 8 episódios com duração aproximada de 20 minutos estando já uma nova série em agenda. Cada novo episódio é emitido na primeira semana de cada mês nos canais Youtube e Facebook da Fundação S. João de Deus e no canal de TV por cabo Canção Nova