Entre os dias 09 e 11 de Novembro realizou-se, em Fátima, um Encontro de Formação para os postulantes dos Institutos Religiosos presentes em Portugal. O Encontro, com o tema “Autoconhecimento e vocação”, foi orientado pelo Pe. Agostinho Tavares (Espiritano) e pela Irmã Rosa Maria (Salesiana). Estiveram presentes 30 postulantes enviados por 13 Institutos.

Foram dois dias intensos onde aprendemos que a decisão de seguir Jesus na Vida Consagrada, implica um suficiente conhecimento e aceitação de si, para que todas as dimensões da vida sejam transfiguradas na resposta que damos a Jesus. Foi também um tempo importante e feliz de partilha de testemunhos vocacionais e de encontro com outros que seguem o mesmo Senhor.

Na sequência do Sínodo dos jovens, a presença destes 30 postulantes neste encontro comprova a vitalidade da vida consagrada mas também e sobretudo a esperança e confiança presente no coração dos jovens que continuam hoje a sentir atração pela pessoa de Jesus mostrando vontade de lhe entregar toda a sua vida.

Pe. João Nélio, scj