A Congregação dos Missionários do Espírito Santo realizou, entre 12 e 18 de julho, o Conselho Provincial Alargado (CPA), onde foram definidas “cinco áreas de atuação” da província portuguesa, determinada em chegar “às periferias do mundo de hoje”.

“Saímos do CPA com o firme desejo de que a ‘Alegria no Espírito’ não se fique pelo papel mas seja testemunhada nas nossas vidas, comunidades, na missão de levar a Boa Nova do Reino até às periferias do mundo de hoje, e seja contagiante para quem Deus quer chamar para a Missão”, revela a mensagem final do encontro realizado no Seminário da Silva, em Barcelos.

As áreas de reflexão sobre a vida dos Espiritanos em Portugal foram: “Identidade, espiritualidade e comunidade; Transmissão do carisma: Vocação e formação inicial e permanente; Animação missionária, comunicação e comunhão com a Igreja local; Missão, justiça, paz e integridade da criação, e solidariedade” e “redimensionamento das comunidades e bens materiais.”

“Em cada uma das áreas foram apontadas algumas propostas concretas que nos ajudam a responder aos desafios que se colocam à nossa missão, no seguimento do caminho iniciado no último Capítulo Provincial”, em 2012, revela a Congregação dos Missionários do Espírito Santo.

Neste contexto, o principal objetivo desta reunião magna dos Espiritanos em Portugal foi “avaliar o cumprimento” das decisões do último Capítulo Provincial e “apontar alguns caminhos de futuro” ao novo Conselho eleito.

Com o lema ‘Alegria no Espírito’, os capitulares reconduziram o Padre António Neves como Superior Provincial, para o triénio 2015-2018, que foi confirmado pelo Conselho Geral da congregação religiosa no dia 15 de julho.

Os próximos três anos vão ser marcados por “grandes eventos” relativos à Província Portuguesa dos Missionários Espiritanos como os 75 anos da chegada de Espiritanos portugueses a Cabo Verde e jubileu nacional dos 150 anos da presença espiritana em Angola, em 2016; depois celebram os 150 anos da chegada dos Espiritanos a Portugal e a Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) (2017) assinala 80 da sua fundação, em 2017.

Estiveram presentes 22 pessoas entre “membros de direito, delegados, convidados e funcionários”, em representação das onze comunidades em Portugal, dos doze países onde trabalham e dos jovens espiritanos em formação.

“Contámos ainda com a presença do Conselheiro Geral, o padre José Manuel Sabença, do Superior do Grupo de Cabo Verde, o padre João Baptista, e de Albertina Moreira uma Leiga Associada”, informa o comunicado final.

A Eucaristia de Encerramento do CPA com a tomada de posse do Superior Provincial eleito foi presidida pelo arcebispo de Braga este sábado dia 18 de julho, na igreja do Seminário da Silva.

D. Jorge Ortiga recordou os objetivos apresentados pelo Papa Francisco na Carta Apostólica aos consagrados para o Ano da Vida Consagrada.