Reunidas em Capítulo Geral, em Roma, de 12 de março a 02 de abril de 2022, elegeram a sua Superiora Geral, EUFEMIA MERCEDES GLENNY ARAUJO, de nacionalidade peruana, que exercia a função de Conselheira Geral, com 10 anos de missão no Paquistão.

Ela é assistida por 6 Conselheiras Gerais, igualmente eleitas:

  • Irmã Arlette Parriel – Francesa, da Província de França-Bélgica-Holanda-Ilha Feroé;
  • Irmã Celina Maria da Silva Palmeira – Portuguesa, da Província das Ilhas: Reunião, Maurícia, Seicheles;
  • Irmã Georgette Ngom – Senegalesa, da Província de Mauritânia-Senegal;
  • Irmã Francisco Nirmala Gnanapragasam – Indiana, da Província da Índia Chennai;
  • Irmã Narelle SkeersAustraliana (2º mandato de Conselheira Geral).
  • Irmã Susan Thomas – Malaia, da Província de Malásia, Singapura.

 

O presente Capítulo Geral, com 120 participantes, capitulares e pessoal de apoio, proveniente de todos os Continentes, tem a função de analisar o processo de transformação em curso em todo o seu Instituto, desde 2015 e projetar a etapa seguinte que conduzirá à formação de regiões.

Este processo segue a metodologia da Teoria U de Otto Shamer e é conduzido por uma equipa moderadora, cujos facilitadores são as Ir. Małgorzata Książek, FMM, Ir. María Pilar Benavente Serrano, das Missionárias de Nossa Senhora de África e pelo Sr. Matthieu Daum[1] que, a pedido da Superiora Geral e seu Conselho, tem acompanhado o Instituto neste processo desde 2014. Este processo de transformação impõe, por si mesmo, a conversão da mente, do coração e da ação, capacitando o Instituto a desempenhar a sua missão evangelizadora, em fidelidade ao Carisma fundador, num mundo completamente outro.

De Portugal participaram:

  • Irmã Maria Isabel Ribeiro Gomes, Provincial
  • Irmã Isabel Faustino Balbino, Delegada

 

Secretariado Provincial das Franciscanas Missionárias de Maria, Portugal

Fernanda Pires de Carvalho, fmm

Secretária Provincial

[1] Psicoterapeuta, investigador em ciências sociais e professor na ESSEC. Desde 2005, fundou e dirige a Nexus, uma empresa de consultoria que iniciou a abordagem TED (Travailler ensemble différemment).