ir_lurdes_alves_ir_herminia_lopes_fmmO Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria (FMM) em Portugal elegeu a Ir. Maria Hermínia Lopes como nova Superiora Provincial até 2019.

A Ir. Maria Hermínia Lopes (na foto, à direita da anterior Provincial, Ir. Lurdes Farinha) vai mudar-se para a Casa Provincial, em Lisboa, em outubro, depois de 34 anos ao serviço da comunidade de Porches, no Algarve.

Natural de Pindo, Concelho de Penalva do Castelo, Distrito de Viseu, entrou para o instituto em 1970. Fez o postulantado em Lisboa e o noviciado em Braga. Professou os primeiros votos em 1973 e os votos perpétuos em 1980.

“Estamos ao serviço da Província de Portugal. Não é fácil acolher uma notícia destas, mas o nosso compromisso como religiosas, nesta disponibilidade e nesta entrega, passa também por esta doação e disponibilidade para estar ao serviço”, explicou a nova superiora provincial das FMM.

A congregação das FMM foi fundada no século XIX, por Hélène de Chappotin, e tem como principais pilares a oração e o espírito missionário e atualmente são cerca de sete mil religiosas em 76 países.

As primeiras missões em Portugal foram fundadas em 1895, primeiro com uma obra a favor dos operários e depois com uma instituição destinada à formação de candidatas à vida religiosa.