Lisboa, 1 de novembro de 2024 – No 18ª dia do LXX Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus foi eleito o novo Superior Geral para o próximo sexénio, o Irmão Pascal Ahodegnon. Foi em Czestochowa, Polónia, que aquele que foi conselheiro de Jesús Etayo durante 12 anos foi eleito pelos 67 capitulares (7 Irmãos da Cúria Geral e 60 Irmãos das 18 Províncias da Ordem).
O Irmão Pascal nasceu a 10 de abril de 1971, em Savé, Benim. Ingressou na Ordem em 1994, fez os votos temporários a 15 de agosto de 1997 e os votos perpétuos a 25 de maio de 2003. Formou-se em medicina e cirurgia em Milão, Itália. Foi eleito Conselheiro Geral em 2012, sendo reeleito em 2019, com especial responsabilidade pela região de África.
Sob o lema “Hospitalidade num Mundo em mudança”, este Capítulo é marcado pela integração dos colaboradores que pela primeira vez “participaram plenamente nas discussões, com igualdade de voz em relação aos Irmãos”, explicou o Irmão Donatus Forkan – Superior da Província da Europa Ocidental e o mais velho capitular no evento.
Depois de duas semanas de trabalho intenso de Irmãos e colaboradores que analisaram os relatórios de perceção (sensing), um trabalho de preparação de dois anos, com base numa nova metodologia definida para o LXX Capítulo Geral. Depois desta “avaliação do sexénio que termina e, partindo da realidade atual no mundo na Igreja, e particularmente na Ordem, elabora-se um programa com as linhas de ação e os eixos fundamentais a serem trabalhados e dinamizados nos próximos seis anos”, esclarece o Superior Provincial da Província Portuguesa, Irmão José Paulo.
A terceira semana de trabalho continuou apenas com os Irmãos que, em grupo, se debruçaram sobre cinco temas prioritários: a governança, o mundanismo espiritual, a formação dos Irmãos, o seu papel específico, e o cuidado dos Irmãos idosos.
Na última semana do Capítulo, que terminará a 7 de novembro, o novo Superior Geral formará o seu conselho (composto por seis irmãos), antes da adoção final das orientações e recomendações que moldarão o futuro da Ordem.
Este ano, a Polónia é o sexto país a acolher um Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, após Itália, Colômbia, Espanha, México e Portugal. Com a realização do Capítulo neste local, a Ordem pretende expressar a sua solidariedade com a Província Polaca, que, juntamente com as suas comunidades na Ucrânia e em Israel, está profundamente envolvida em ações humanitárias para aqueles afetados nestas regiões, atualmente a enfrentar grandes dificuldades.
Sobre a ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS
A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD) 500 anos desenvolve a sua missão há quase 500 anos em 54 países, distribuídos pelos cinco continentes, através de cerca de 410 estruturas de saúde, sociais e médico-sociais, trabalhando sempre sobre o Princípio de S. João de Deus “o bem, bem feito” e ao serviço dos doentes e necessitados.
É composta por 965 membros religiosos e 65.000 colaboradores, formando juntos a Família Hospitaleira de São João de Deus.
Sobre o INSTITUTO S. JOÃO DE DEUS
O Instituto S. João de Deus (ISJD) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) pertencente à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.
O ISJD tem âmbito nacional e atua principalmente nas áreas da saúde mental e psiquiatria, reabilitação psicossocial, cuidados continuados e paliativos, sendo um dos maiores e mais antigos prestador de serviços na área da saúde mental em Portugal e gere oito Centros Assistenciais em Portugal, distribuídos nas Regiões:
- Norte (Barcelos, Caminha e Melgaço)
- Lisboa e Vale do Tejo (Lisboa, Carnaxide, Sintra e Almada)
- A. dos Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo)
- A. da Madeira (Funchal).
Sobre o SUPERIOR GERAL
O Superior Geral da OHSJD é o responsável máximo e representante principal da Ordem em todo o mundo. Coordena, supervisiona e guia as atividades de toda Ordem a nível internacional. Encarregue de promover a missão e o carisma de S. João de Deus, orienta e supervisiona as atividades dos Irmãos e Comunidades que compõem a Ordem. O Superior Geral coordena a implementação das diretrizes estabelecidas nos Capítulos Gerais e assegura que a Ordem continue a sua missão de hospitalidade ao serviço aos doentes, pobres e vulneráveis, em consonância com os valores de compaixão, humildade e dedicação.
Nomeado através de um processo eletivo pelos capitulares, o Superior Geral é eleito por um período de seis anos, deve ser membro professo solene da OHSJD e ter pelo menos 12 anos de profissão religiosa. Exerce o seu mandato acompanhado pelos Conselheiros Gerais, que colaboram na tomada de decisões estratégicas e espirituais da Ordem.
Sobre o CAPÍTULO GERAL
Este é o evento mais importante na vida da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, pois o Capítulo tem a autoridade suprema dentro da Ordem e é, portanto, o órgão com a principal responsabilidade pela orientação no cumprimento da missão.
O Capítulo Geral:
- Examina o estado da Ordem em relação aos requisitos da vida religiosa de acordo com o ensinamento da Igreja;
- Estuda, promove e expõe de forma autêntica as diferentes maneiras pelas quais o nosso carisma pode ser manifestado;
- Resolve, com uma declaração prática, quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam surgir em relação às Constituições;
- Elege o Superior Geral e, pelo menos, quatro Conselheiros Gerais; é necessária postulação se o Geral for sacerdote e se estiver no seu terceiro mandato consecutivo;
- Promulga os decretos que julgar úteis para o bem da Ordem.
O Capítulo Geral é celebrado: a cada seis anos; ou no final do primeiro período de três anos, se um novo Geral tiver de ser eleito porque o cargo ficou vago durante este primeiro período de três anos.