A Congregação das Irmãs de Santa Doroteia celebrou, em Março de 2022, o seu XXII Capítulo Geral, em Roma, com o tema: “Regressaram por outro caminho” (Mt 2, 12). De facto, mais do que regressar por outro caminho, fomos desafiadas a habitar o caminho, como atitude de vida e forma de estar, abrindo-nos assim, também, aos caminhos novos que havia que trilhar. E um deles foi a reestruturação da Congregação.

Assim, no que diz respeito a Portugal, foi ereta canonicamente, com data de 6 de julho de 2022, a PROVÍNCIA EUROPA, com sede em Lisboa (Alameda das Linhas de Torres, 2 – 1750-146 Lisboa), e que é integrada pelas Irmãs, Comunidades e Obras presentes nos países de Albânia, Espanha, Itália, Malta e Portugal.

A 31 de Julho de 2022, foi nomeado o Governo Provincial, por um triénio, até 2025, assim constituído:

Maria Lúcia Ferreira Soares (Provincial)
Amparo Moreno Borragán (Conselheira – Espanha)
Dolores Zahra (Conselheira – Malta)
Margarida Maria Macedo Ribeirinha (Conselheira – Portugal)
Silvia Oesterheld (Conselheira – Itália).

Este triénio até 2025, será o tempo de construção desta realidade nova. Começámos a funcionar como Província Europa, mas, a nível civil e jurídico, cada país mantém, por enquanto, a figura que tinha. Em Portugal, continuamos a ser, a esse nível, Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia.

Na ausência da Provincial, a Província Europa será representada, a nível eclesial, em Portugal, pela Conselheira portuguesa Margarida Maria Macedo Ribeirinha.