Encerrou o XXVII Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), que teve lugar na sede generalícia da mesma.

De 12 de julho a 12 de agosto, as quarenta e oito Irmãs capitulares, oriundas dos quatro continentes onde esta família religiosa está presente (África, América, Ásia, Europa), aprofundaram traços característicos da sua identidade carismática: Menoridade, Hospitalidade, Fecundidade.

Do mês intenso de oração, reflexão, estudo e discernimento, constou também a eleição do Governo Geral da CONFHIC, para o sexénio 2019-2025, o qual hoje tomou posse. A Congregação, fundada em Lisboa em 1871, será, pela primeira vez na sua história, conduzida por uma Irmã oriunda da Índia.

A nova comunidade de animação ficou assim constituída:

Ir. Shirley Ninfa Fernandes – Superiora Geral (indiana)
Ir. Glória de Jesus Domingues – Assistente Geral (portuguesa)
Ir. Jennifer Josephine Greig – Conselheira Geral (indiana)
Ir. Palmira Fernanda Nguetsa – Conselheira Geral (moçambicana)
Ir. Valdinez Gomes de Novais – Conselheira Geral (brasileira)

Movidas pelo Espírito que inspirou os seus Fundadores – P. Raimundo dos Anjos Beirão e Beata Maria Clara do Menino Jesus – cada Irmã Franciscana Hospitaleira é chamada a iluminar e aquecer, sempre e em toda a parte. Dos trabalhos do Capítulo Geral brota uma forte convocação para toda a Congregação ir e dar fruto abundante (cf. Jo 15,16).

CONFHIC