A Província Portuguesa da Congregação das Irmãs de São João Baptista e de Maria Rainha esteve reunida em Capítulo Provincial de 15 a 19 de outubro de 2024, na Casa Rainha do Mundo (Gouveia). Sob o lema “Cuidar do Carisma, Caminhar na Esperança” decorreram os trabalhos, sob a moderação do Senhor Padre Manuel Barbosa (dehoniano). Neste Capítulo participaram a Superiora Geral, Irmã Arpita Mathew, e 17 Irmãs delegadas da Província, vindas de Portugal e da Delegação de Moçambique.
A Irmã Maria da Conceição d’Oliveira Fernandes foi reconduzida no cargo de Superiora Provincial para o próximo quadriénio.
Pelo mesmo período foram reeleitas Conselheiras Provinciais as Irmãs Agatha Carrilho da Furriela, Daniela Amaral e Ana Paula Moura e eleita a Irmã Margarida Carvalho.
Em clima sinodal, todos os trabalhos decorreram sobre a escuta do Espírito Santo e na escuta uma das outras, em atitude de oração, diálogo, fraternidade, discernimento e tomadas de decisões, sob a orientação de algumas interpelações: Acredito que sou peregrina de Deus? Como vejo a minha vida religiosa neste caminho de peregrinação? Ando a peregrinar sozinha ou em comunidade? Ainda numa linha de trabalho questionamo-nos: Como cuidar do carisma? Como caminhar na esperança?
Olhando o mundo e a Igreja de hoje, também nós sentimos dificuldades nas incertezas que exigem uma reação positiva. Tais dificuldades são uma oportunidade para aprofundarmos a nossa consagração e missão vividas a partir de novos caminhos de esperança dentro e fora da Congregação. Vários são os desafios que se nos propõem. Procurámos ao longo destes dias delinear horizontes de esperança para vida da Província.
Em sintonia com a Igreja Universal, acompanhamos a preparação do Jubileu de 2025 com lema “Peregrinos de Esperança”, na oração e comunhão com o Papa Francisco.
Que o Padre João Maria Haw, nosso Fundador, nos ajude a cuidar do carisma que nos concedeu e a procurar com entusiasmo e alegria novos caminhos de esperança e que a Virgem Maria, Nossa Rainha, Mãe da Esperança, nos inspire e proteja ao longo deste quadriénio.
Gouveia, outubro de 2024