ESPIRITANOS EM CAPÍTULO NA TORRE D AGUILHA – CASCAIS
O P. Alain Mayama, Superior Geral dos Espiritanos, confirmou em dia de S. Bento, a eleição do P. Hugo Ventura como Superior Provincial dos Espiritanos em Portugal. Escreveu: ‘Depois de consultados todos os membros do Conselho Geral, de acordo com a Regra de Vida Espiritana (nº 248.2.6), tenho a alegria de confirmar a eleição do P. Hugo Ventura como Superior da Província de Portugal para um mandato de 4 anos. Estamos gratos ao P. Hugo por ter aceite servir a Província no ministério de liderança e lhe garantimos o apoio, a colaboração e a união de orações do Conselho Geral’.
O P. Hugo Ventura foi eleito pelos Capitulantes, reunidos no Seminário da Torre d’Aguilha, em Cascais, desde domingo.
Padre Hugo, da Amazónia a Lisboa
O P. Hugo nasceu em Lisboa em 1975, crescendo em Tires-Cascais, desde os 3 anos. Entrou no Seminário Espiritano de Godim- Régua, em 1987. Professou em 1996. Fez o seu estágio Missionário no Tefé – Amazónia para onde seria enviado mais tarde, após a Ordenação sacerdotal em 2002. Regressa a Portugal em 2008 para a Animação Vocacional e Juvenil, em Braga, começando nessa data a trabalhar com os Jovens Sem Fronteiras. Coordenou diversas Semanas Missionárias com JSF em Portugal e algumas Missões ‘Ponte’ no Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Desde 2019 é o Coordenador Nacional dos JSF e, desde 2021, é o Superior da Casa Provincial na Estrela, Lisboa. Era o 1º Assistente do Provincial e Presidente do Centro Padre Alves Correia (CEPAC) que apoia imigrantes em Lisboa.
Capítulo na Torre d’Aguilha
‘Firmes na Fé e inabaláveis da Esperança’ (Col 1,23) é o lema deste XI Capítulo Provincial. São 27 os Participantes, incluindo convidados e funcionários. Além dos membros professos da Província de Portugal, há delegados eleitos pelos confrades que trabalham em África, na Europa e na América. Há 3 Leigos Espiritanos Associados que representam todos os movimentos e dinamismos laicais da grande Família Espiritana. Os moderadores são o P. Leonardo Silva (Provincial Emérito do Brasil) e a Dra Ana Mansoa (Diretora do Centro P. Alves Correia – CEPAC e Leiga Associada). Foram convidados os Superiores Espiritanos de Angola, Cabo Verde e Espanha, bem como o Conselheiro Geral correspondente.
Avaliar e relançar a Missão
Os Capitulantes têm diante de si uma missão desafiante. O ‘instrumentum laboris’ (documento de trabalho) resulta de muitos encontros, assembleias e colaborações pessoais, está a ser reflectido e debatido por grupos temáticos e de consenso, uma dinâmica que implica todos os participantes, terminando com a votação final dos documentos. Pretende-se atualizar o Projeto Missionário Global da Missão Espiritana em Portugal, que contém os seguintes grandes temas: Identidade, Espiritualidade, Comunidade, Paróquias, Missão ad Extra, Animação Missionária, Justiça e Paz, Administração, Formação, Juventude e Vocações.
Momentos celebrativos
O Capítulo foi antecedido por uma semana de Retiro, seguindo a dinâmica inaciana, orientado pela Dra. Alzira Fernandes. A 6 e 7 de Julho, rumaram todos a Fátima para a Peregrinação Anula da Família Espiritana. As sessões da manhã iniciam-se sempre com uma curta Lectio Divina, orientada pelo P. José Costa. Na próxima sexta feira, D. Rui Valério, Patriarca, presidirá à Eucaristia e jantará com os Capitulantes. A Eucaristia de Domingo, 14 de Julho, no encerramento do Capítulo, terá lugar na Igreja Paroquial de Tires, confiada ao cuidado pastoral dos Missionários do Espírito Santo.