Na véspera da Festa de São Vicente de Paulo, que a Igreja assinala a 27 de setembro, os Padres Vicentinos da Província Portuguesa reuniram-se na Comunidade do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, para um encontro de comunhão, cuidando, assim, da fraternidade entre os missionários portugueses, através da oração e do convívio. Nesta ocasião, foi apresentado o novo Projeto Provincial 2023-2026 para a Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM), elaborado pelo Superior Provincial em conjunto com o Conselho Provincial, que se remete em anexo.
Enraizado no «sim» de Vicente de Paulo, este Projeto concretiza as conclusões da Assembleia Geral da Congregação da Missão de 2022, assim como as propostas remetidas por cada uma das comunidades locais dos Padres Vicentinos em Portugal no âmbito da iniciativa de auscultação e reflexão conjunta desencadeada durante o processo elaboração do Projeto.
O Projeto, que irá guiar a ação da PPCM neste triénio, tem uma estrutura com base em três objetivos gerais – vocação, revitalização e celebração – desenvolvidos em estratégias e linhas de ação. No âmbito do primeiro objetivo, pretende-se renovar a vocação pessoal e comunitária da PPCM, regressando às fontes do carisma vicentino e propondo esta identidade aos jovens. Em segundo lugar, encontra-se o objetivo de reforçar as ações de revitalização do carisma, através da formação permanente, da oferta de missões populares e da renovação e caminho conjunto com a Família Vicentina. Finalmente, no terceiro objetivo, pretende-se preparar a celebração dos 400 anos da Congregação da Missão e os 100 anos da restauração da PPCM, preservando a memória, divulgando o carisma e animando na Esperança.
Conscientes do fim da Congregação da Missão – «seguir Cristo evangelizador dos pobres» (Constituições, n.º 1) – e para que a fidelidade a São Vicente de Paulo continue a incarnar em cada tempo e em cada lugar, acreditamos que este Projeto Provincial pode ser um valioso companheiro de viagem para cada confrade e comunidade, a fim de que a PPCM continue a realizar a sua missão.
Cheios de confiança, pedimos ao Senhor da Messe que o Seu Amor sustenha o compromisso de cada um, fortaleça o seu sentido de pertença e de corresponsabilidade e dê sentido à experiência de comunhão, para que saibamos responder com caridade aos apelos que este tempo novo, complexo e exigente nos pede.
Lisboa, 26 de setembro de 2023.
Gabinete de Comunicação da PPCM