Aos consagrados e consagradas das comunidades de Lisboa
Aos Superiores e Superioras Maiores com comunidades em Lisboa

Junto programa da CIRP Regional de Lisboa para 2019-2020, em sintonia com o programa pastoral do Patriarcado de Lisboa, esperando que possais usufruir destas propostas comuns: retiros de um dia no Advento e Quaresma e retiro de uma semana, conferências, painéis, formações, celebrações, reuniões, convívio e passeio…
Chamo a vossa atenção para as próximas atividades, que irei recordando em posteriores mensagens com alguns elementos mais precisos:

– 20 de outubro: Peregrinação Missionária nacional a Fátima, como encerramento do Ano Missionário e celebração nacional do Mês Missionário Extraordinário.

– 27 de outubro: Tarde Missionária para encerramento do Ano Missionário no Seminário de Alfragide: testemunhos missionários (15h), celebração da Eucaristia (16.30), convívio e lanche ajantarado (17.30). Não é necessário levar nada, pois o Seminário de Alfragide, que está a celebrar 50 anos de vida, convida e oferece o lanche ajantarado a todos os consagrados e consagradas, convivendo e celebrando com os leigos que aí estarão presentes.

– 17 de novembro: das 15 às 16.30, na Casa das Vicentinas ao Campo Grande, o P. José Manuel Pereira de Almeida e uma jovem leiga apresentarão os principais desafios à Vida Consagrada a partir da mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres, celebrada nesse dia. O P. José Manuel, entre muitas funções, é pároco de Santa Isabel, médico, vice-reitor da Universidade Católica, Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social, Assistente da Cáritas Portuguesa…

Aproveito para anexar também Comunicado de Imprensa da CEP sobre a Peregrinação Missionária nacional e programa do Colóquio sobre o Coração de Jesus a 19 de outubro, por ocasião dos 175 anos do Apostolado da Oração. Vale a pena participar, basta inscrever-se no site referido.

Bom ano pastoral!
P. Manuel Barbosa