De 30 de Janeiro a 6 de fevereiro de 2022, decorreu a Semana do Consagrado na Diocese de Bragança-Miranda, dinamizada pelo Secretariado Regional da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal), subordinada ao tema: “A vida Consagrada numa Igreja sinodal”, que, este ano, teve a participação mais activa nas Unidades Pastorais de Santo Ambrósio e da Divina Misericórdia, no conselho de Macedo de Cavaleiros. Iniciou-se com a Eucaristia na paróquia de Talhas, da Unidade Pastoral de Santo Ambrósio, presidida pelo presidente da CIRP, P. Basileu Pires, com participação e testemunho da comunidade das Irmãs do Amor do Coração de Jesus (de Bragança).

Tendo sido constituídas 5 equipas, cada uma com um religioso padre (dos Marianos e Salesianos) e uma religiosa (das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado), todos os dias foram em missão a quase todas as comunidades de ambas as unidades Pastoral, onde celebraram a Eucaristia, anunciaram o Evangelho da vida consagrada e a religiosa deu o seu testemunho. Foi uma experiência muito rica, para os consagrados que foram em missão, pois reavivaram o precioso dom da sua vocação, e para as comunidades visitadas, pois foi para elas uma lufada de ar fresco e um estímulo na vivência da sua consagração baptismal.

No dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação de Jesus no Templo e Dia do Consagrado, realizou-se, em Macedo, uma vigília de oração, com a Eucaristia e adoração do Santíssimo, a que todos foram chamados a participar e de modo especial os adolescentes e jovens dos grupos da catequese da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia.

No dia 4 de fevereiro, teve lugar, no Centro Cultural de Macedo, uma Mesa Redonda sinodal sobre a presença dos Consagrados na nossa diocese (transmitida pela Rádio Onda Livre, pelo facebook da mesma rádio e via Zoom, para as comunidades religiosas da nossa diocese), com o testemunho de dois consagrados (o P. Roberto, MIC, e a Ir. Conceição Borges, SFRJS), e um P. Secular (P. Carlos Fonseca) e 3 leigos (Dr. Choupina, Rui e Catarina) que nos disseram o que pensam dos consagrados (as). Sentiu-se a necessidade de cultivar uma maior comunhão entre leigos e consagrados e uma participação mais efectiva na vida e missão da Igreja, a que este sínodo sobre a sinodalidade da Igreja nos exorta.

No sábado, dia 5 de fevereiro, os consagrados e consagradas foram falar aos grupos de catequese (do 1º, 2º e 3º anos) sobre a vocação consagrada e dar o seu testemunho de vida.

A Semana do Consagrado concluiu-se com a Festa da vocação Consagrada, na celebração da Eucaristia (domingo, dia 6 de fevereiro), a que presidiu D. José Cordeiro, Administrador Diocesano, e nomeado Arcebispo de Braga, de partida para a sua nova missão. Contou também com a presença do nosso Bispo Emérito, D. António Montes.

Participaram nesta celebração os consagrados e consagradas da nossa Diocese, que, depois da homilia, fizeram a renovação dos seus votos, e alguns representantes das comunidades das duas unidades pastorais. O Senhor Bispo, à luz das leituras deste domingo, frisou a pertinência das mesmas para todos os cristãos, pois todos são chamados e enviados a anunciar o Evangelho, e para ele mesmo, que é chamado e enviado para esta nova missão de arcebispo de Braga, respondendo, com confiança no Senhor, como Isaías: “Eis-me aqui, enviai-Me!”. Referiu que quando, há dez anos, foi ordenado bispo de Bragança-Miranda, os consagrados e consagradas lhe ofereceram uma fotografia ampliada do Bem-aventurado Frei Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga (muito inspirador para ele), foi um presságio desta nova missão que lhe agora lhe é confiada. E concluiu: “Deus é imprevisível e chama de forma surpreendente. Nós os consagrados não fazemos o bem quando se reunem as condições, ou quando nos apetece, mas sempre, porque é o próprio Jesus Cristo que nos pede. Se o nosso testemunho é credível, então contagiamos outros. Damos graças a Deus por tantos homens e mulheres que deixaram tudo para seguir Jesus. Porque Jesus Cristo é o nosso único”.

Os consagrados também lhe agradeceram a sua presença constante na Semana do Consagrado ao longo destes 10 anos e toda a estima e empenho na promoção da vida consagrada na nossa Diocese, pois a ele se deve a vinda das Irmãs Trapista de Palaçoulo para a nossa Diocese e o ressurgir da vida eremítica entre nós.

O P. Roberto Carlos, MIC, pároco da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, que celebra este ano as Bodas de Prata de Vida Consagrada, no fim da Eucaristia, agradeceu à CIRP o ter escolhido celebrar nestas duas Unidades Pastorais a Semana do Consagrado, e ao Senhor Bispo os 10 anos de pastor dedicado a esta Diocese, desejando-lhe um ministério fecundo para a nova missão de Arcebispo de Braga, com a promessa da nossa oração. Como expressão de gratidão, a comunidade ofereceu uma orquídea ao novo Arcebispo de Braga e uma bênção apostólica do Papa Francisco ao P. Roberto pela ocasião dos 25 anos de vida consagrada.

Foi uma semana repleta de experiências e de partilha do dom da vocação consagrada. Em clima de sinodalide e de escuta, lançamos sementes de alegria e de esperança, nesta que é a ação mais marcante da CIRP na nossa diocese.

Pela CIRP Bragança-Miranda,

P. Basileu Pires, mic e Irª Conceiçao Borges, sfrjs