Na manhã do dia 21 de Agosto, saíu para as estradas o velocípede de 12 lugares do atelier / oficina de trabalho do Arq.º Samuel Silva (na Alheira, Pedroso – Gaia) rumo ao Lar Juvenil dos Carvalhos, bem ladeado por quantos se quiseram associar e admirar este obra de arte e engenho, devidamente auxiliados pela GNR local nas estradas nacionais n.º 222 e n.º 1 e pela compreensão de quantos partilhavam os mesmos caminhos, mas a outras velocidades. Parecia uma outra “procissão”, cheia de alegria, cor e juventude.
Pela tarde, depois do acolhimento inicial no Lar Juvenil dos Carvalhos, procedeu-se ao lançamento oficial deste velocípede, com uma breve apresentação da iniciativa no contexto do programa nacional (onde intervieram o anfitrião, os Presidentes da CIRP e da CNISP, o Dr Carlos Liz e o construtor desta “máquina”) com direito a perguntas dos presentes, seguindo-se a bênção do velocípede e o tão esperado “teste drive” (pelos consagrados/as, primeiramente, mas tendo dado a oportunidade inesquecível a outros/as). No fim, um sumo e água bem fresquinhos foram repartidos.
Na hora do “até já”, uma enorme gratidão ecoou, a par da satisfação unânime e contagiante, estampadas em cada rosto (e, claro, no dos responsáveis), sublimando algum suor e cansaço, frutos do calor e/ou dos muitos meses de trabalho para que nascesse esta “maravilha” do Ano da Vida Consagrada.
A palavra já corre de boca em boca… e os consagrados/as já podem vir experimentá-la numa qualquer aldeia, vila ou cidade mais próxima da sua comunidade / missão quotidiana.
Decorre até 31 de Agosto o período de acolhimento de sugestões para dar o nome ao velocípede. Ultimam-se todos os pormenores para a seguinte etapa (rumo a Amarante), pois a documentação indispensável para circular já a temos. Todos os detalhes nas redes sociais e, claro, no Facebook e no Twitter do Ano da Vida Consagrada, onde também encontrarão o contacto do condutor / coordenador destes primeiros km.
Pedalemos, juntos/as!