Cerca de nove dezenas de pessoas estão a participar na XVIII Assembleia Geral da União das Conferências Europeias dos Superiores Maiores (UCESM), incluindo 57 religiosas e religiosos representando 30 das 33 conferências associadas, o comité executivo e o secretariado da UCESM, juntamente com uma dezena de convidados e conferencistas, tradutores e encarregados da logística.

O evento decorre no Mosteiro Carmelita de Snagov, em Bucareste, a capital da Roménia, sob o tema «Alarga o espaço da tua tenda» (Isaías 54, 2), de segunda a sexta-feira, 5 a 9 de março.

Dom Giovanni Peragine, bispo do vicariato apostólico do Sul da Albânia – que desempenhou o cargo de presidente da UCESM até setembro passado – disse na homilia da Eucaristia de abertura que «a comunhão e solidariedade são as chaves para abrir um novo percurso para a construção de uma nova Europa».

Na sessão de abertura referiu que a UCESM «é uma grande família» e indicou que o tema que reflete sobre os desenvolvimentos atuais acerca dos migrantes e sua integração quer nas comunidades religiosas quer na sociedade civil é muito atual.

As duas conferências romenas, após terem saudado os participantes e apresentado a situação da vida consagrada no país – uma pequena minoria dentro da minoria católica que conta com sete por cento da população – ofereceram a cada participante alguns objetos tradicionais próprios da celebração pascal romena.