1 de Fevereiro de 2020 – Comemoração do Dia do Consagrado.

No Centro Pastoral – Seminário de Nª Sra. de Fátima, em Beja, com a presença de Sua Excia. Revma. D. João Marcos, viveram-se momentos muito significativos.

O dia iniciou com uma Missa de Ação de Graças presidida pelo Sr. Bispo D. João Marcos.

Seguiu-se a Conferência “UM PRESENTE DE MEMÓRIA”, inserida nos 250 anos que assinalam a Restauração da Diocese. Teve como conferencista Dr. Jacinto Guerreiro, que através da sua exposição levou em viagem pela história da Diocese todos os presentes: os que conheceram tempos difíceis mas apaixonantes, e aqueles que hoje, entre poucos meios e muita generosidade, procuram responder com determinação aos desafios que lhes são apresentados.

Ao mesmo tempo ia sendo projetada uma sequência de imagens, apresentando as figuras, os conventos e mosteiros que fizeram ou fazem parte desta apaixonante história da Igreja. Sabemos que toda a vida cristã que ao longo dos séculos atravessou a história desta Diocese está imbuída da presença dos Consagrados que aqui deixaram o seu coração e deram a sua vida.

A CIRP de Beja não poderia deixar passar este momento sem que fizesse memória das famílias religiosas que marcaram presença na Diocese de Beja ao longo destes 250 anos até à atualidade.

Fazer uma pequena memória sobre a vida e obra de figuras determinantes para o crescimento da fé de um povo, não só é justo como, sobretudo, um dever de gratidão. Este simples tributo não tem apenas intenção de recordar a sua passagem por terras Alentejanas, mas sobretudo chamar a atenção para a necessidade de seguirmos os seus passos. Diz Santo Agostinho que “a memória é o presente do passado”. Quer isto dizer que ao fazermos memória não somos nós que recuamos no tempo e no espaço para outros lugares e tempos, mas é o passado que é trazido até nós para se atualizar no nosso presente. É precisamente esta dimensão de memória que a CIRP quis dar a esta breve evocação da vida e obra das Congregações Religiosas que por aqui passaram e das muitas que ainda permanecem.

Neste dia de festa, algumas pessoas quiseram manifestar-se, saudando os Consagrados da Diocese de Beja, entre elas o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa que enviou um vídeo em que enalteceu e agradeceu o “contributo social, de serviço e de valores fundamentais” dos Consagrados nestes 250 anos de história: “Há muito passado mas também há muito presente e há muito futuro.”

Em seguida, todos foram convidados a visitar a Galeria “D. José do Patrocínio Dias”, cuja arquitetura é da autoria de Helena Botelho. Esta Galeria, inaugurada em Julho de 2019, surge de uma vontade expressa da Congregação das Oblatas do Divino Coração de homenagear o seu fundador e Bispo de Beja (1922 – 1965).

CIRP de Beja

cirp

GRÁTIS
BAIXAR