28 jovens consagrados em formação. Tivemos a oportunidade de partilhar de um tempo de formação proposto pela CIRP com o tema: Fidelidade Consagrada ao longo da vida.
O encontro de Juniores III decorreu nos dia 1 e 3 de dezembro, orientado pelo Pe. Jorge Fernandes, Verbo Divino, e a Ir. Ana da Paz, Fraternidade da Divina Providência, estando também presente a Ir. Maria Justina Câmbizi, Dominicana de Santa Catarina de Sena, como representante da equipa de formação da CIRP.
Durante este fim de semana foi-nos proposto o profundamento do tema da fidelidade através dos sentidos. Tendo em conta a dimensão sensorial, abordamos os 5 sentidos e a forma como eles nos colocam em contacto com o mundo. Como nos servimos dos sentidos para entrar em relação com os outros e com Deus.
Numa sociedade em que a imagem impera, em que o ruído é mais que muito, em que a tentação de tocar tudo é permanente, como jovens consagrados somos chamados a educar os nossos sentidos, a crescer na maturidade e integração do que nos chega através deles.
Tal como foi salientado pelos formadores não somos chamados a reprimir os nossos sentidos, mas a educar, a tirar partido desta dimensão humana primordial que é a sensorialidade, para crescer na relação connosco, com os outros, com Deus e com o mundo que nos rodeia, porque tudo está interligado. Também foi muito destacado durante estes dias o exemplo de Jesus que usa os sentidos e procura curar os sentidos daqueles que se cruzam com ele; Jesus cura muitas vezes através do tato, das palavras, da escuta; Jesus fixa-se na cura dos sentidos!
Num mundo em que a dispersão é superior ao reconhecimento, onde a imagem tem um impacto maior que o conteúdo, somos chamados a viver integralmente, sendo assim, como grupo de formandos consideramos o tema abordado de grande pertinência e que muito nos ajudará neste caminho de formação constante e que grande passa pelas escolhas quotidianas.
Ir. Diana Andreia Patrício Arrobas