A Congregação da Divina Providência e Sagrada Família, realizou o seu XI Capítulo geral, de 26 de Julho a 01 de Agosto, deste ano 2019, no seu Centro de Espiritualidade, situado em Espinho-Braga, com o tema Testemunhar a Vida Consagrada como profecia.

A missa de abertura e de clausura deste acontecimento eclesial, foi presidida pelo Senhor Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga. Connosco esteve o advogado Rui Santos, que desenvolveu o tema Protecção de dados e suas implicações. Esteve também a acompanhar-nos neste Capítulo geral o Frei José Pinto Pereira da Costa, ofm, que aprofundou várias temáticas relacionadas com o tema em reflexão.

O XI Capítulo geral, sendo ordinário, procedeu à eleição da Superiora geral da Congregação, e do Conselho geral, para o quinquénio 2019-2024, cujos nomes aqui divulgamos:

Superiora geral reeleita – Irmã Maria Aurora Nogueira da Lomba.

O Conselho geral é formado pelas Irmãs: Teresa da Silva Matos, 1ª conselheira e ecónoma; Maria de Lurdes Almeida Costa, 2ª conselheira; Eduarda Maria Balazeiro Martins, 3ª conselheira, e Maria dos Anjos Almeida, 4ª conselheira.

Deste trabalho resultou um conjunto de Directrizes, em ordem a um dinamismo de crescimento humano, espiritual e missionário, a ser interiorizado e vivido por cada Membro da Congregação, para que produza frutos.