9 a 14 Roggenburg – Baviera

Está a decorrer a XIX Assembleia Geral da UCESM, em Roggenburg – Baviera. Em representação da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal estão a Irmã Maria da Graça Guedes, Vice-presidente e o Padre Tiago Espírito Santo, Secretário-geral.

Das 38 Conferências estão presentes 19. O motivo das ausências é fácil de compreender. O Covid-19 é em grande parte o causador destas ausências.

Os trabalhos desta Assembleia Geral tiveram início no 9 pelas 18 horas com uma sessão de boas vindas do Presidente da UCESM, Padre Zsolt Labanez.

De seguida teve lugar a celebração da Eucaristia na belíssima igreja do Mosteiro de Roggenburg.

Depois do jantar, pelas 20 horas a Irmã Ktherina Kluitmann, Presidente da DOK (Conferência dos Religiosos da Alemanha) deu as boas vindas aos participantes e agraciou-os com uma bela exposição histórica da situação da Igreja na Alemanha.

O dia terminou com o convívio entre os participantes da Assembleia.

O primeiro dia de trabalhos ficou marcado pela abertura oficial dos trabalhos pelo Presidente da UCESM.

A conferência do Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica chegou até nós via Skype. ‘Uma Igreja Sinodal, uma Igreja comunhão’ constituiu o tema desta intervenção. Em comunhão com o pensamento do Papa Francisco acentuou duas ideias chave: “Evitar a mundanidade espiritual” e “Realizar a comunhão intercongregacional”. Fez apelo a que a Vida Consagrada rompa com o espírito mundano que a sufoca e não lhe deixa espaço para um caminho de comunhão e partilha de carismas. Apelou aos Consagrados a ter atenção à formação inicial que tem de ser centrada na ‘sequela de Cristo’ e na Vida Fraterna vivida com autêntico espírito de família.

A tarde ficou marcada pela apresentação dos relatórios de atividades da Ucesm a cargo do Presidente e da Secretária-geral da Ucesm.

A apresentação do relatório de contas foi a presentado pelo Ecónomo da UCESM.

A finalizar a tarde houve a apresentação e discussão das propostas de alterações aos Estatutos da Ucesm.

cirp

GRÁTIS
BAIXAR