De 20 a 24 de outubro decorreu em Rolduc, KerKrade, nos Países Baixos, a XX Assembleia Geral da UCESM, em que participaram: a Irmã Maria da Graça Guedes (presidente da CIRP), o Padre Pedro Fernandes (vice-presidente da CIRP) e o Padre Tiago Espírito Santo (secretário geral da CIRP).
A assembleia tratou do tema: “O FUTURO DA VIDA RELIGIOSA NA EUROPA”. Houve conferências sobre este tema por duas religiosas: a Irmã Catharina e a Irmã Anne-Marie Bos. Estas duas Irmãs abordaram a questão da vida consagrada na Holanda dando o seu testemunho vocacional e referindo a necessidade de abertura para um novo estilo de pastoral vocacional que passa pela abertura das comunidades aos jovens oferecendo-lhes um ambiente comunitário e permitindo-lhes a partilha na vida comunitária. A par disto há sempre o testemunho dos consagrados que não pode ser descorado. Criar espaços de silêncio, cursos, acompanhamento espiritual e o encontro com Deus são a chave do sucesso que se tem experimentado nos Países Baixos.
O Padre Tomás Halík, numa conferência via zoom, abordou também este tema referindo o contexto atual de esvaziamento de igrejas, seminários e conventos. Voltou-se a ouvir a ideia da Igreja sair dos seus muros – “Cristo que bate à porta já deve ter entrado, agora quer sair connosco”. Foram também usadas as imagens já recorrentes de uma igreja como ‘iceberg’ e como ‘hospital de campanha’. Promover o encontro com Deus e criar espaços para esse encontro continua a ser uma ideia repetida.
Por fim, o Padre Luís Manuel Suárez da CONFER apresentou o trabalho executado nos últimos dois anos da criação de uma rede para partilha da pastoral vocacional na Europa.
O domingo foi dia de visita a várias experiências de vida comunitária nas redondezas de Rolduc. O fim do dia foi de avalições do trabalho realizado nestes dias, encerrando assim esta XX Assembleia Geral com o regresso de cada um aos seus países.