A Sociedade das Filhas do Coração de Maria foi fundada durante a Revolução Francesa, em Paris, em 1791, por Adelaide de Cicé e pelo padre jesuíta Pedro de Clorivière.
O tempo de perseguição, que marcou os inícios da Sociedade, orientou-a para o espírito da Igreja nascente, a fidelidade a Cristo, a espiritualidade eclesial e a caridade fraterna.
Enraizadas em Cristo, tendo Maria como modelo, sem uniformidade nem sinais distintivos, as Filhas do Coração de Maria têm como missão o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo em todas as circunstâncias e em todos os meios, numa disponibilidade para todos os tipos de apostolado.
A Sociedade das Filhas do Coração de Maria tem uma vocação universal e está aberta a todas as culturas.
No dia em que a Igreja proclama Maria, Rainha, dia muito significativo para a Igreja e para nós,
Filhas do Coração de Maria, a nossa Superiora Geral, Carmen Vergara, convocou o próximo XXXV Capítulo Geral. Tem como lema o versículo de Mc 4,35 “Passemos para a outra margem” e decorrerá em Paris, na Casa Geral, entre 19 de julho e 19 de agosto de 2023.
A sua preparação procurou implicar todas as Filhas do Coração de Maria, ser promotora de comunhão e de inclusão, na diversidade etária, condições de saúde, horizontes geográficos, meios sociais, missões e compromissos diversos. Atentas aos sinais dos tempos e lugares, procurámos avaliar o vivido e discernir como responder aos novos desafios, na linha de Laudato Sí, Fratelli Tutti, Sínodo dos Bispos e, assim, crescer em solidariedade, fraternidade, sinodalidade.
No Capítulo, estarão presentes delegadas das Filhas do Coração de Maria em missão na Europa, África, Américas e Ásia.
Pedindo a graça da abertura ao Espírito que nos impele a caminhar juntos, em Igreja e com a Igreja, certas de que um Capítulo Geral é um acontecimento de Igreja, que a toda a Igreja diz respeito, pedimos e agradecemos a oração e o apoio fraterno de todos.
Maria do Céu Martins
Provincial das Filhas do Coração de Maria