
O Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão (CS PMNF), com novas instalações inauguradas há um ano, em junho de 2024, celebrou a 18 de junho último os seus 10 anos de fundação com a abertura e bênção, com a presença da Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Maria Manuela Bairos, de um Pátio Multiusos, construído com o apoio financeiro da Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, do Porto/Portugal.
Além da ocupação dos tempos livres e do apoio aos estudos de crianças e jovens, o ensino da língua portuguesa é uma das prioridades da congregação no âmbito deste centro social, que conta também com o envolvimento de voluntários portugueses no ensino do idioma.
Para breve está prevista a edição de um livro de testemunho de voluntários que passaram pela missão da congregação em Timor nos últimos anos, nas diferentes vertentes de serviços, anuncia a irmã Armandina Neto.


Timor Leste, um país cheio de desafios
Apesar do entusiasmo e dedicação, os desafios na missão em Timor permanecem, assim como permanecem os desafios da população local.
A superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima destaca a precariedade das infraestruturas rodoviárias como um entrave ao desenvolvimento. “Imagine um problema de saúde grave. Mesmo que conseguíssemos uma ambulância, os caminhos são impraticáveis. Uma viagem equivalente a Lisboa-Porto pode demorar mais de quatro horas. E, como na saúde, outros aspetos da vida das pessoas são prejudicados pelas dificuldades de deslocação de pessoas e bens”, lamenta a irmã Armandina Neto.
“Estou muito agradecida às irmãs que temos em missão em Timor: a irmã Cristina Macrino, que é incansável, e a irmã Rosa Ribeiro, são portuguesas, a irmã Saviana Samaque é moçambicana. São as três muito dedicadas e a população gosta muito delas. Temos neste momento em Portugal jovens timorenses que depois da formação religiosa e profissional poderão vir a ser enviadas para Timor. É nosso objetivo que as populações locais beneficiem e participem ativamente nos projetos”, sublinha a irmã Armandina Neto.
Fundada em 1926, a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima prepara-se para celebrar o seu centenário em 2026. Desenvolve projetos educativos, sociais e pastorais em Portugal, Moçambique, Angola e Timor-Leste, neste país também a trabalhar na área da saúde.
Contactos:
Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima: sup.geral@gmail.com
Contacto da Irmã Cristina Macrino, em Timor Leste: cristinamacrino@gmail.com
