Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima inauguram laboratório em Timor-Leste

O momento da benção e inauguração do Laboratório Professor Doutor Henrique Curado, a 9 de junho

A 9 de junho foi inaugurado em Timor Leste o Laboratório Professor Doutor Henrique Curado, o primeiro laboratório de análises clínicas do suco de Memo, na diocese de Maliana, município de Bobonaro. A nova estrutura, que recebeu o nome do jurista e professor português que trabalhou em Timor, foi instalada no edifício da Clínica Madre Celina dos Santos e representará um reforço significativo nos cuidados de saúde prestados à população local.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Saúde de Timor-Leste, Élia dos Reis Amaral, e de representantes das entidades civis religiosas locais.

Também presente na cerimónia inaugural e agora de regresso a Portugal, a superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, a irmã Armandina Neto, expressa a gratidão da congregação religiosa às entidades públicas e privadas e aos benfeitores, portugueses e timorenses, que possibilitaram e contribuíram para a concretização do projeto.

“Em Timor muitas vezes temos de trabalhar ao contrário: criamos primeiro as estruturas físicas e conseguimos os equipamentos necessários e só depois conseguimos da parte das entidades os profissionais para os serviços respetivos, mas o importante é que sempre vamos conseguindo”, refere a irmã Armandina.

A congregação conta atualmente com três religiosas portuguesas em missão em Memo, ao serviço de dois projetos principais: a Clínica Madre Celina dos Santos, inaugurada em julho de 2020, e o Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão (CS PMNF), a trabalhar na área da educação e da pastoral há dez anos.

A clínica, com protocolo estabelecido com o Governo timorense, trabalha em várias áreas da saúde e conta com equipa médica e de enfermagem local, além do serviço de voluntários. A congregação, sob a coordenação da irmã Cristina Macrino, enfermeira, faz ainda serviço de ambulatório.

“Tem sido fundamental a generosidade de médicos e outros profissionais de saúde voluntários, sobretudo de portugueses, mas não só; ainda recentemente lá tivemos uma médica italiana a colaborar conosco”, destaca a irmã Armandina.

Fotografia recente de uma das diversas atividades promovidas pela Clinica Madre Cecília dos Santos em ligação às entidades de saúde nacionais, no caso uma equipa do hospital nacional de Dili deslocou-se à clínica para consultas de saúde oftalmológica à população de Memo. Foram realizadas 182 consultas e agendadas 40 cirurgias. A irmã Cristina Macrino está à esquerda na fotografia.
Scroll to Top