Do dia 3 a 29 de agosto de 2019, em Fátima, as Irmãs Missionárias do Espírito Santo, também conhecidas por Espiritanas, vão viver o seu 15° Capítulo geral.

O tema que alimentará o Capítulo será o texto da Samaritana, tirado do Evangelho de São João, “Se conhecesses o dom de Deus”.

Esta Palavra “Se conhecesses o dom de Deus” lançará as Espiritanas numa releitura com o Senhor de tudo o que elas viveram durante estes últimos 6 anos. Do mesmo modo, elas se deixarão interpelar pelo Espírito para responderem com ânimo aos desafios do Capítulo para os próximos 6 anos: abertas ao futuro, disponíveis de novo à força de amar e entusiastas para O anunciar.

Este encontro será ritmado pelas intervenções e moderação do Padre Tony Neves, português, e do Padre Richard Fagah, nigeriano, ambos Espiritanos. A Irmãzinha Maryvonne Palessonga, congolesa, das Irmãzinhas do Coração de Jesus de Bangui, também dispensará duas palestras.

Ao longo do Capítulo, as Irmãs poderão se exprimir nas 3 línguas oficiais da Congregação: françês, inglês e português.

Reuniões, assembleias, orientações e decisões vão colorir estes dias em Fátima desenhando assim, à imagem de Jesus com a mulher Samaritana, um diálogo que se quer construtor de Comunhão e fecundo de Missão.

34 Irmãs delegadas vindas de 16 países diferentes, e de 4 continentes, partilharão durante 4 semanas a vida missionária de todos esses países, onde a Congregação está presente.

As Espiritanas foram fundadas a 6 de janeiro de 1921, na festa da Epifania, por uma jovem francesa chamada, Eugénie Caps. Hoje elas são 300 Espiritanas originárias de 18 países diferentes. O desafio da fraternidade é grande nesta Congregação de tamanho humano. Uma fraternidade chamada a viver numa grande diversidade. Pequeno Pentecostes junto de Maria, mulher aberta ao novo de Deus!

Olga Fonseca